Translate

domingo, 4 de novembro de 2012

Ostomia, o que é? quando fazer?


Para esclarecer e desmitificar o assunto Ostomia, lembrando que não é porque a pessoa tem o diagnóstico de doença de crohn ou retocolite ulcerativa que ficará ostomizado,cada indivíduo responde de uma forma ao tratamento e informação nunca é demais! 

O que é um estoma?
Estoma é uma abertura feita cirurgicamente no abdome, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado para uma bolsa externa. Consistem na exteriorização do íleo ou cólon para o meio externo através da parede abdominal.
O estoma é constituído da mucosa normal do intestino, assim o aspecto normal, saudável, é de cor vermelho vivo, úmido e brilhante, devido a presença do muco intestinal, semelhante à mucosa da boca (parte interna).
Nos primeiros dias após a cirurgia o estoma pode ficar edemaciado (inchado). Aos poucos o edema regride.
A pele ao redor do estoma (chamada de pele periestomal) deve estar lisa, sem lesões ou ferimentos.
Uma vez que o estoma não pode ser controlado voluntariamente, o paciente precisará de uma bolsa de coleta de fezes, devendo ser usada continuamente, pois a ostomia pode funcionar a qualquer momento.
Um dos problemas para os ostomizados, após a cirurgia é a readaptação à vida normal. O paciente tem várias preocupações, dentre elas: o odor, os ruídos, as freqüentes idas ao banheiro, à reintegração social e profissional, o tratamento da pele à volta do estoma e até mesmo a atividade sexual.
Portanto, a confecção adequada de um estoma é vital na qualidade de vida do paciente, ao qual deve ser esclarecido com detalhes, as razões de sua necessidade, se será um estoma temporário ou permanente, as possíveis complicações e os cuidados no manuseio e manutenção do estoma.
Os aspectos psicossociais e sexuais do paciente ostomizado são relevantes na rotina de sua vida. Para que haja uma adaptação do paciente frente a esse novo contexto, é necessário uma atividade multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e estomaterapêutas, sendo estes, profissionais especializados em estomas, que orientam medidas e cuidados com o estoma desde o período pré-operatório.

Indicações para confecção de uma ostomia:

- Obstruções intestinais agenesias e atresias anorretais, megacólon congênito (doença deHirschsprung), neoplasias, volvo, doença diverticular,colite isquêmica;
- Traumas: penetrante (arma branca ou de fogo, acidentes),fechado e empalação;
- Fístulas: anorretais, reto-vaginais, reto-vesicais;
- Proteção de anastomoses de alto risco:colorretais, colo-anais e ileo-anais.
- Perfurações do cólon: neoplasias, doença inflamatória intestinal (doença de crohn, retocolite ulcerativa), doença diverticular, colite isquêmica;
Ou seja, existem outras razões e, não apenas por patologia inflamatória intestinal!
Mas, o estoma é doloroso?
Não, o estoma não tem terminações nervosas, por isso não dói ao ser tocado, por isso existe o risco de causa lesões sem perceber. Caso apresente sangramento pequeno ao ser tocado, o paciente deve observar, e esperar que o sangramento pare espontaneamente  Caso o sangramento seja contínuo e abundante o médico deve ser procurado

Tipos de ostomia:

Ileostomia: A ileostomia é a exteriorização da parte final do intestino delgado na pele do abdome. As fezes de uma ileostomia são mais líquidas do que aquelas que saem por uma colostomia. As ileostomias são realizadas por qualquer motivo que impeça a passagem das fezes pelo intestino grosso;
Colostomia: É a porção do intestino exteriorizada através da parede abdominal. A colostomia faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdome, como uma boca (estoma). Esta abertura será o local por onde sairão às fezes que, por sua vez, serão armazenadas em uma bolsa coletora.

Os estomas intestinais podem ser temporários(transitórios) ou definitivos (permanentes).dependendo do motivo pelo qual foi confeccionada e está sendo tratada. 
Por exemplo, na cirurgia para tratamento do câncer de reto, os estomas temporários são fechados depois da cicatrização da cirurgia, o que ocorre geralmente após 1 mês da cirurgia. Após o fechamento do estoma, o paciente volta a evacuar pelo ânus. 

Fonte: http://www.fmrp.usp.br/revista/2011/vol44n1/Simp5_Estomas%20intestinais.pdf

2 comentários:

  1. nossa, muito bom. me salvou na prova de semiotécnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, tudo bom? Fico feliz me saber que a matéria do Blog tenha te ajudado, lógico que sua dedicação também conta, não é?! Parabéns e sucesso���������������� Rita

      Excluir