Translate

sábado, 10 de novembro de 2012

Nossa 26a. Reunião - 06/11/2012


Em nosso movimento "itinerante", conseguimos provisoriamente um espaço que futuramente será ocupado pela farmácia, mas enquanto isso nos reunimos e conversamos, contamos histórias, rimos, choramos e debatemos nossos problemas.

Atualmente estamos com problema de falta de medicamentos de uso prolongado como o Sulfassalazina e então comentamos sobre o que podemos fazer em conjunto para tentarmos uma solução, afinal se queremos ter qualidade de vida, não se pode ficar sem a medicação e hoje é a Sulfa, amanhã pode ser outra medicação e não importa se você faz ou não uso,é importante auxiliarmos.
Pensamos em um primeiro momento na orientação, informação individualizada ou seja, cada um fazer sua reclamação individualmente na Ouvidoria do Hospital e precisamos também procurar mais informações para saber o que acontece de fato e o porquê da falta de medicação. Será que a farmácia do Hospital Heliópolis passará a não distribuir medicação de alto custo tal como o Infliximabe (Remicade) e aí cada paciente deverá entrar com processo para retirar em pólos de distribuição como o Várzea do Carmo, o Maria Zélia e o Mário Covas?
Mas de qualquer forma, vamos nos orientar e por isso compartilho o link por sugestão da psicóloga Zulmira
Então, vamos sempre ficar atentos!


E nossa reunião foi muito boa, contarmos com a presença de novos integrantes para a turma:

Lindalva e seu filho Sérgio. Sejam muito bem vindos!

Cláudio, Elaine com o pequeno Matheus no colo e a Thais
E velhos amigos que aparecem vez ou outra...como o Cláudio Alves e sua família.
Conhecemos também a Thais que veio pela primeira para passar em consulta com o Dr. Idblan e que pode compartilhar emoções e sentimentos, afinal “As emoções são atemporais” – comentou a psicóloga Zulmira.
E,é quase certo que ao demonstrar um desconforto físico, você já tenha ouvido que está "somatizando”.
Mas o que é exatamente somatização? Trata-se de um processo pelo qual distúrbios de origem psíquica, emocional, traduzem-se em mal estar, com ou sem causa orgânica definida. Os dez problemas mais relatados pelos somatizadores são: dor no peito, fadiga, tontura, dor de cabeça, inchaço, dor nas costas, falta de ar, insônia, dor abdominal e torpor. Na verdade, não existe um só sentimento que não tenha uma repercussão física. O que varia é a intensidade da emoção e a vulnerabilidade do corpo.
Ainda que nunca tenha criado uma teoria psicossomática, Sigmund Freud, o pai da psicanálise, foi um dos seus mais importantes precursores. Ao iniciar a prática clínica, Freud percebeu que as manifestações da histeria correspondiam a uma anatomia imaginária.  A psicanálise age na raiz do problema. Nesse caso faz toda a diferença saber se os sintomas de uma somatização são fruto da história pessoal do paciente sendo uma abordagem profunda e complexa, que demanda tempo e disposição para que o paciente se aventure no autoconhecimento. Os resultados desse tipo de terapia para a melhora da saúde, embora mais demorados, já foram comprovados cientificamente.”- Marisa Martins – psicóloga.

Então pessoal, vamos cuidar mais de nossas emoções e sentimentos e podem contar com os Crohnistas da Alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário