Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DICAS DE NUTRIÇÃO: SEU PÃO É INTEGRAL DE VERDADE?


A maioria dos pães ditos integrais à venda nos mercados não são lá tão integrais assim,isso mesmo: Aquele pão de forma escrito INTEGRAL em letras garrafais que você sempre compra no supermercado pode ter mais farinha branca do que você imagina. A farinha branca é adicionada na composição do pão para prolongar a sua validade e dar uma aparência melhor ao produto, não deixando-o esfarelar tanto. E, com um leve oportunismo, as marcas não deixam isso tão claro para o consumidor.

O problema principal é que aqui no Brasil nós não temos normas especificas que lidam com esse tipo de caso, diferentemente dos EUA por exemplo, onde para um pão poder ter “Integral” em seu rótulo, precisa ter 100% de farinha integral na sua composição. Espera-se que isso mude nos próximos anos.
Enquanto isso, é sempre bom ficar de olho na composição. A lista de ingredientes que aparece no rótulo segue uma ordem decrescente de quantidade, ou seja, os primeiros ingredientes da lista são os que se encontram em maior quantidade no pão. Se a farinha tradicional estiver em primeiro lugar já pode duvidar se esse será um carboidrato realmente bom para a sua dieta. Também olhe sempre a quantidade de sódio e gordura saturada que aparece no rótulo. Quanto mais fibras, melhor ( o ideal são 2g de fibra por fatia). Aprenda a não focar somente nas calorias, que acabam sendo as mesmas em um pão integral e um pão branco.

A melhor saída é ir atrás dos pães orgânicos ou ir direto em lojas especializadas em comidas naturais. Lá você encontrará uma variedade grande de pães integrais – de verdade! – com diferentes tipos de grãos, para todos os gostos e só para lembrar: veja se você não tem intolerância a algum grão, por exemplos portadores de doença diverticular devem evitar grãos pois não são digeríveis e podem “parar”no intestino causando dor. E, se você já consome pão integral e te faz bem então que tal continuar? Mora sozinho e está acostumado com os pães industrializados? Procure então comprar as embalagens menores, os pães naturais possuem pouco (ou nenhum) conservante e acabam estragando mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário