Translate

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dica de Alimentação: Manga


Na feira livre, ouvi do feirante que o abacate está caro pois não está na época, então aproveite a manga! 
Boa idéia! manga é muito bom e, se você não gosta por causa das fibras (fiapos), tente  o tipo Haden ou Palmer que são mais consistentes e com menos “fiapos”.
Podemos consumir em sucos, com água de coco fica uma delícia! Em uma panela com água, cravos e pau de canela, podemos fazer uma calda sem açúcar mesmo para comer com pudins, bolos. Eu gosto até em saladas, como companhamento para peixes e carnes.



A manga é de origem asiática. Na Índia, é considerada  rainha das frutas. Lá existem mais de 500 variedades da fruta. Sua cultura espalhou-se nas regiões tropicais e subtropicais, onde teve fácil adaptação. Existem inúmeras variedades dessa fruta, que é mais uma dádiva da natureza do Brasil. Hoje temos no Brasil cultivo de mangas que são exportadas e muitos desses cultivos estão no Nordeste, ao longo do Rio São Francisco. Seu valor nutricional é muito elevado, por causa da sua composição:100 gramas de manga contêm 63 calorias. A fruta possui as vitaminas A, B1, B2, B5, e C. Sais minerais: fósforo, cálcio, potássio, silício, magnésio e ferro, além de fibras e proteínas.

Considerada alimento e purificadora do sangue, uma manga madura fornece a um adulto toda a vitamina A de que ele necessita por dia, 1/4 das fibras e uma combinação de minerais e outros nutrientes muito importantes para as necessidades diárias do organismo.
Quando a manga não está totalmente madura, ela é rica em vitamina C, e quando madura é mais rica em vitamina A. É um poderoso antioxidante, capaz de combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. É também um hidratante natural.
A manga é rica em pectina, uma fibra solúvel que pode apresentar efeito hipoglicemiante, por retardar a digestão do amido e de outros polissacarídeos. Dessa forma, a glicose vai sendo liberada do estômago para o nosso intestino de modo mais lento e, em consequência, a sua absorção também ocorre mais vagarosamente, evitando elevação muito rápida e intensa de glicose no sangue do diabético. Portanto, a manga é indicada no tratamento dos diabéticos.

Bibliografia: 
- Livro Pharmacia de alimentos – conforme pesquisa desenvolvida pela Professora Dra Jocelen Mastrodi Salgado – Ed Madras)
- Livro As 50 Frutas e Seus Benefícios Medicinais

2 comentários:

  1. Não sabia do blog e achei
    de otima ajuda para nos pacientes
    de Crohn...
    Vou esta passando sempre por aqui.
    Bjs!

    ResponderExcluir