Translate

sábado, 5 de maio de 2012

Explicar...o que não tem explicação!


A Doença de Crohn não é muito popular. Isto todos nós sabemos!
Então, quando comento com alguém o que tenho, a maioria não faz a mínima idéia do que seja pois nunca ouviu falar, aí preciso sempre esclarecer de uma forma ou outra.  Então, contarei aqui, um pouco sobre um diálogo…sobre crohn.

- Mas, o que é Doença de Crohn?
É uma doença inflamatória crônica  que acomete todo o trato digestório, desde a boca até o ânus, sim o “fiofó”
- Nossa, mas o que causa isso? 
Então, o que causa “isso”só Deus sabe…rs brincadeiras à parte, até agora não tem uma causa específica, pode ser genético ,estar relacionado com o ambiente, não sabemos…ainda!
- Mas quais os sintomas? 
Pode causar dor abdominal de diversas intensidades e em diversas localidades (região do umbigo, lado direito, esquerdo, acima e abaixo deste), minha barriga se tornou uma caixinha de surpresas! perda de apetite, emagrecimento, diarréia e alguma algumas vezes  prisão de ventre, esses são alguns dos sintomas que podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com a intensidade da doença.
- Como descobriu a doença? 
Depois de muitas opiniões, passei por uma Colonoscopia, mas também já fiz enema opaco, trânsito intestinal, tomografia, ressonância magnética. Basicamente, exames de imagem, com ou sem contraste.
- Qual a cura? 
Pergunta difícil não vale…ainda não descobriram, mas estão no caminho. Temos muitos profissionais dedicados.
- Mas qual o tratamento?
Remédios de uso contínuo. Em meu caso, Azatioprina (imunossupressor), um chamadoTerapia Biológica (HUMIRA) e complexos vitamínicos(Vit. B12, Zinco, Ferro, Vit. C, Cálcio e Vit. D).
Como você convive com a doença? 
Normal, uai! Sigo o tratamento médico, tomo os remédios da mesma forma que escovo meus dentes diariamente e muitas vezes nem sinto nada. Mas, tem épocas que apresento recaídas e a doença entra em atividade, aí fico meio murcha, sem ânimo… Algo que tira meu sono e consequentemente, minha energia são as dores!!!
Quais são as complicações?
Podem ser várias. No meu caso, particularmente, foi a formação de estenose (estreitamento) no íleo terminal e também já tive fístula (passagem entre dois caminhos em alguma parte do intestino), que foi corrigida cirurgicamente.
Então é necessário cirurgia?
Depende do caso. No meu caso, estou  controlada com medicamentos e acompanhamento médico. ë uma doença egoísta e cada caso é um caso...rs
Nossa, mas você estudou medicina? 
Hahaha, claro que não!
Mas,como você sabe de tudo isso?
Pela prática mesmo! convivendo com a doença,em hospitais,sempre conversando com médicos, lendo muito, aprendi a entender meu corpo e, de tanto as pessoas perguntarem, acabei me tornando  uma expert no assunto…

2 comentários:

  1. Passa a ser automático.kkk Sabe guia turístico, que emenda uma fala na outra.Assim que me sinto algumas vezes explicando em forma de guia o que é crohn.kkk parabéns amiga pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Miga Ana Cristina! é isso mesmo, se torna automático e ainda tem as dicas das "Cumadres"...você deveria tomar tal erva, cházinho, etc e tal...

    ResponderExcluir