Translate

domingo, 27 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 1º de junho


A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 01/06/2012. A ação do Ministério da Saúde, que acontece pela 14ª vez, teria fim na sexta-feira (25/05/2012), porém as metas não foram atingidas e a iniciativa vai se estender por mais uma semana.
Até a manhã de quinta feira (24/05/2012), apenas 15,8 milhões de pessoas foram imunizadas, enquanto a expectativa do governo era de vacinar 24 milhões dentro do público-alvo (maiores de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas).
A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Com a suspeita de novos casos da doença no País, a campanha visa reduzir a mortalidade e as internações que ocorrem em consequência das infecções por esse vírus.
Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no foco da campanha, houve redução de 64,1% no número de mortes por agravamento da influenza A, totalizando 53 óbitos contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44%, caindo de 9.383 para 5.230.
Os componentes da vacina continuam sendo os mesmos de 2011. Por isso, pais e responsáveis devem estar atentos a uma orientação especial  para a vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade. As que tomaram a vacina em 2011 devem tomar apenas uma dose em 2012.  Já as que serão vacinadas pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Atenção: a vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, componente utilizado na sua fabricação, ou para quem teve reações adversas a doses recebidas anteriormente. Em casos de doenças neurológicas, agudas e febris, é aconselhável buscar avaliação médica antes de tomar a vacina.
*Importante: Converse com o seu médico para saber se você pode ou não receber a vacina e, se é recomendável a aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário