Translate

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Notícia Boa...Que seja apenas o início!


Mais um passo na melhoria da qualidade de vida de nossos amigos ostomizados, que não seja a primeira de muitas que ainda virão!  Confiram no texto enviado por nossa amiga Christiane Kaori Yamada:
"Quando uma pessoa fica ostomizada, ela passa por algumas transformações em sua vida, e uma delas é a necessidade de um banheiro adaptado. Para uma pessoa não ostomizada, isso pode parecer um “sonho de consumo”, mas para os ostomizados, um banheiro adaptado é uma necessidade!
            Só nós, ostomizados, sabemos a dificuldade em esvaziar a bolsa de ostomia, principalmente em banheiros públicos. Cada pessoa se adapta do jeito que achar melhor, alguns agacham, outros sentam no vaso sanitário ..., lógico que isso não é o fim do mundo, mas não seria mais fácil se pudéssemos esvaziar a nossa bolsa de pé? E é para isso que servem os banheiros adaptados, para melhorar a nossa qualidade de vida.
            Quando usamos o banheiro em casa, não temos muito problema, pois já estamos acostumados, mas esvaziar a bolsa em banheiros públicos, a dificuldade pode ser bem maior, pois o espaço pode ser pequeno, não ter ducha higiênica, além da altura do vaso sanitário não ser adequado e o medo de fazer sujeira. Quantos ostomizados não sofreram algum acidente ao esvaziar a sua bolsa?
            Eu achei que nunca fosse usar um banheiro adaptado, porém quando fui buscar as minhas bolsas de ostomia no AME Barradas (antigo AME Heliópolis), eu tive uma grande surpresa. Já usei o banheiro do setor dos ostomizados várias vezes, mas dessa vez foi especial. Ao entrar quase não acreditei no que estava vendo, o banheiro foi reformado e adaptado para a pessoa ostomizada. Essa foi a minha estréia no banheiro adaptado. Eu usei e saí feliz da vida.
            Eu sei que existem outros banheiros adaptados pelo mundo, mas são poucos para o número de ostomizados que existem, espero que esses sejam exemplos para a construção de muitos outros, para que possamos usar banheiros públicos adequados às nossas necessidades, sem as dificuldades que temos atualmente e sem medo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário