Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Para os adeptos de práticas esportivas


Caminhar com os amigos na praia, andar de bicicleta com a família no parque, correr uma maratona. Isso tudo é possível. Aliar o tratamento médico a atividade física pode garantir aos pacientes com aDoença de Crohn a retomada de seus movimentos em um espaço de tempo muito animador.

“Um paciente afastado das atividades físicas por seis meses antes do diagnóstico que inicia o tratamento, pode se restabelecer em um ano e meio. Se ele já fazia esportes, pode ter força suficiente para voltar em três meses”. Esse é o relato animador do Dr. Benjamin Apter, especialista em medicina esportiva e diretor de uma academia em São Paulo que desenvolve programas de treinamento específicos para pessoas com doenças crônicas.
Essa projeção é positiva e para que possa acontecer é muito importante que o paciente, antes de tudo, esteja em dia com a terapia clínica. O tratamento físico só dá resultados se estiver relacionado ao médico e com uma dieta adequada.  

Enquanto o paciente está debilitado, sofrendo os sintomas da doença pode ocorrer o comprometimento das articulações e perda excessiva de massa muscular. Nessa fase de reabilitação, um dos tratamentos indicados utiliza exercícios resistidos. Diferente da musculação tradicional, os exercícios resistidos são realizados contra resistências graduáveis e progressivas e não utiliza só cargas, pode usar molas, elásticos entre outros. O pilates de solo e de aparelho, que utilizam o peso da própria pessoa é muito popular.

O aumento da massa muscular e da coordenação leva ao aumento da força e a proliferação do tecido conjuntivo que dá mais elasticidade nos músculos. “Por isso, é indicado a todos os pacientes. O exercício ativa as enzimas dos sistemas imunológico e hormonal e melhora muito a absorção de nutrientes”. Quando retomada a força, o paciente já pode pensar em um esporte de sua preferência. “Tenho alunos da academia que correm maratonas, mas outros já se sentem satisfeitos só de saber que poderão dançar e namorar” diz o médico.

Dr. Benjamin Apter – CRM 59.617
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário