Translate

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 de agosto


Aproveitando a data, vamos ver como o fumo age no organismo dos portadores de Crohn e depois cada um tire suas conclusões, a dica está dada.

Cigarro, Álcool e a Doença de Crohn

As causas da Doença de Crohn ainda estão em estudo, mas sabe‐se que a enfermidade surge com a união de alterações genéticas, mal funcionamento do sistema imune do intestino e fatores ambientais, como o desequilíbrio da flora intestinal. O tabaco age como um fator externo, que ativa a doença. “O único gatilho controlável para evitar a inflamação é o cigarro, por isso ele deve ser totalmente desestimulado”, explica o coloproctologista Dr. Idblan Carvalho de Albuquerque.
Se antes do diagnóstico, o cigarro ativa a doença, durante o tratamento provoca inflamações, o que reduz as chances de remissão e prejudica o bem‐estar do paciente. Já o álcool não age como gatilho da doença, mas pode prejudicar quem já está em tratamento. “Boa parte da medicação é metabolizada no fígado e o consumo de álcool pode causar uma sobrecarga no órgão, além de alterar a eficácia do remédio”, explica Dr. Albuquerque.

Dr. Idblan Carvalho de Albuquerque: CRM SP: 84378

Nenhum comentário:

Postar um comentário