Translate

domingo, 10 de julho de 2016

Imunidade Intestinal


Encontrei esse vídeo, é bem interessante, em inglês e legendado para o português, espero que gostem!
O sistema imunológico é formado por células e moléculas especializadas no combate a infecções, agindo contra as inúmeras substâncias estranhas presentes no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos e nos objetos que tocamos. Gripes, resfriados, infecções intestinais e outras doenças estimulam o sistema imunológico a exercer sua função no organismo.

Existem três vias principais através das quais o intestino atua como sistema de defesa. A primeira via é mediante a microflora residente, que protege contra invasões bacterianas. Entre os mecanismos propostos inclui-se a competição por nutrientes, por receptores existentes na parede intestinal e pela criação de um meio adverso para os organismos patogénicos (p.ex. pH baixo). A segunda via é pelo fato de as células da parede intestinal não absorverem nutrientes, servindo como barreira protetora que impede a entrada de substâncias estranhas. Terceiramente, o sistema imune do intestino é feito de células imunes especializadas. Estas células reagem através de uma resposta inata própria e simultaneamente desencadeiam a produção de anticorpos, proteínas que se ligam especificamente a outras proteínas denominadas de antígenos – neste caso patogênicos invasores – para desativá-las e removê-las do organismo.

A função primária do intestino é absorver água e nutrientes. O papel específico da microflora intestinal  na digestão é fermentar as substâncias ingeridas na dieta (p.ex. fibra dietética), que não é digerida no intestino delgado. Esta fermentação produz, entre outras moléculas, ácido láctico e ácidos gordos cadeia curta (ácidos acético, propiônico e butírico).
Estes últimos proporcionam energia às células do revestimento da parede do cólon, para melhorar a absorção de minerais e influenciar de forma benéfica o metabolismo dos lipídios e da glicose, no fígado.

Além das doenças inflamatórias e autoimunes, existem outras doenças crônicas que podem ser afetadas pela comunidade microbiana do intestino. Em particular, o desenvolvimento de doença alérgica, que tem aumentado ao longo dos últimos 40 anos nos países industrializados. Vários estudos relataram diferenças na composição da microbiota dos lactentes que desenvolvem doenças alérgicas.  Alguns dados sugerem que certas espécies de bactérias comensais intestinais podem desempenhar papel patogênico nas alergias que ocorrem no intestino ou em locais distantes a partir do intestino, tais como o pulmão e a pele.

Assim, a microbiota intestinal é essencial para que o mecanismo de proteção trabalhe em ótimas condições. Na realidade, não ter um equilíbrio bacteriano correto no intestino está associado a uma série de distúrbios, tais como a síndrome do intestino irritável e as doenças inflamatórias intestinais.



Maria Rita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário