Translate

domingo, 31 de julho de 2016

Desafio cumprido!

Como usuária do facebook, encontrei essa postagem em julho do ano passado, fiquei maravilhada com a sensibilidade e disposição da estudante e futura profissional de enfermagem, Jéssica Holanda.
Com o propósito de entender como é um dia na vida de um ostomizado, cá entre nós não é muito fácil não, hein?!
Bom, vejam a matéria e tirem suas próprias conclusões. De minha parte, só tenho que agradecer e parabenizar pela atitude! Bom seria se houvessem mais profissionais como você, Jéssica!  

Lembrando que qualquer pessoa pode ser ostomizado, seja por alguma patologia (câncer, polipose, DII,etc), seja por algum trauma (acidente automotivo, arma de fogo, faca, por exemplo), então que fique claro, que ser portador de DII não quer dizer que será ostomizado, cada portador apresenta sintomas e reage ao tratamento de forma individualizada, portanto não é necessário a preocupação apenas siga corretamente ao tratamento médico.
E, caso algum dia seja preciso usar uma ostomia, saiba que não estará sozinho, existem milhares de ostomizados pelo país, inclusive eu, Rita e podemos sim viver bem e com qualidade de vida.

“Como proposto, vim aqui relatar meu DESAFIO de como foi ficar " 24horas como um paciente Ostomizado ". No caso, um PseudoOstomizado .. Creio que a maioria dos meus amigos aqui no face podem não saber o que é isso, talvez nunca tenham ouvido falar, então antes de relatar como foi a experiência vou dar uma breve introdução do que é a OSTOMIA . Bom, ostomia é uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída das fezes ou da urina. Esse procedimento cirúrgico pode ser usado para criar uma abertura de eliminação das fezes, chamada de ostomia digestiva, ou da urina, conhecida como ostomia urinária . A abertura feita na parede abdominal é o chamado "estoma", e torna-se necessário quando o paciente sofre alguma perfuração no abdômen ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou bexiga .Como essa abertura não pode ser controlada voluntariamente, pacientes ostomizados precisam utilizar uma bolsa que recolhe o conteúdo eliminado . Uns utilizam essa bolsa provisoriamente, mas nos casos mais graves e irreversíveis, o seu uso é definitivo ..
Olha, confesso que foi um tanto difícil usar esta bolsa por 24 horas . Não só pelo fato de ter algo alí colado em sua pele o tempo todo, mas também pelas dificuldades que encontrei durante o dia-a-dia. Seja pra achar uma roupa que disfarce a presença da bolsa ali, onde quem é acostumado a usar roupas um pouco mais justas sofre para se adaptar , seja na hora do banho, quando você toma o maior cuidado com aquele local e fica impossibilitado de acariciar sua barriga pra passar um simples sabonete como é de costume, seja para dirigir que também me causou um certo incomodo e estranhamento, e ao sentar também! Confesso que fiquei com uma vontade louca de tirar .. Aí me caiu a ficha : " Meu Deus, é só 24 horas. E quem deve usar a vida toda? " Mas o que mais me encomodou foi no momento de realizar serviços domésticos, nessa hora, em um segundo de descuido, enrosquei a bolsa no balde e ela caiu. Fiquei um pouco assustada, e imaginando " E se ela tivesse cheia , funcionando de verdade ?". Não consegui imaginar tamanho constrangimento caso fosse real. Pra dormir, não tive muita dificuldade pois no cansaço que estava apaguei e só acordei no dia seguinte ! Acredito que para um Ostomizado de verdade, a noite já não é mais tranquila como antes pois o intestino está o tempo todo em constante atividade e às vezes é necessário esvaziá-la durante a noite .
Gente, todos Profissionais da Saúde deveriam passar por esta experiência , principalmente os Enfermeiros que são prestadores de Cuidados e tem a função de orientar seus pacientes ! A Ostomia muda muito a vida de uma pessoa , ainda mais quando seu uso é definitivo ! Muitos recém-ostomizados não recebem as orientações necessárias de como cuidar daquele estoma após alta hospitalar, ficam totalmente perdidos ! Nossa palestrante Patrícia, que é ostomizada, nos citou exemplos de pessoas que não sabiam que a bolsa poderia ficar escondidinha, e outros que utilizavam sacolas de mercado devido à condição financeira e falta de informação, pois não foram orientados que tinham DIREITO de recebê-las gratuitamente do Governo . Outros, nem sabem ao certo o porquê daquela bolsa alí. Falo isso, porquê estágio passado tive a oportunidade de cuidar de um recém-ostomizado que não sabia como limpar e o que podia passar naquele dispositivo . Porquê? Por falta de orientação tanto Médica, quanto da Equipe de Enfermagem. Você Enfermeiro(a) , ou futuro Enfermeiro como eu, se nunca ouviu falar dos cuidados com um ostomizado durante seu período de Graduação, se informe, busque informações para saber orientar seu Paciente! Não sabe orientar? Não tem interesse em saber? Encaminhe esse Paciente para alguém que saiba e entenda . Vamos fazer uma Enfermagem mais humana ! Não deixe a correria do dia-a-dia te tornar indiferente .
Isso é o que as Professoras da UFMT Sinop nos passam diariamente !
"Se apresente ao seu Paciente" " Explique para o paciente o procedimento que você irá realizar " , " Converse com ele " . São as frases mais ditas por elas! rs.
Obrigada Patrícia Pauli pela palestra e pelo exemplo de vida, você é um Anjo que o Senhor Escolheu a dedo , e obrigada às Professoras Juliana Magnani Camila Branca Venazzi Milla Maestá pela oportunidade ! Vocês são demais .
‪#‎Enfermagem ‪#‎Humanização ‪#‎Ostomia “

Fonte: Facebook

Rita 





Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz pelo post! Foi uma experiência muito válida e edificante, me fez exercitar ainda mais a tal 'empatia', quando a gente se coloca no lugar do outro mudamos muito nossa forma de pensar e agir! Devemos ser a Enfermagem que queremos ter.. Ah, e obrigada a minha querida Patrícia Pauli, nossa palestrante, pela oportunidade do desafio! Os acadêmicos que saem de suas palestras, saem pessoas melhores! Beijos Maria Rita, grata!

    ResponderExcluir