Translate

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

21a. Reunião – 2/10/2012


Iniciamos com a apresentação feita pela psicóloga Zulmira, seguida pelos informes feitos pela Miriam e Rita.
Após, a apresentação individual dos participantes da tarde, ouvimos a explanação de nossa amiga Sueli Moreno Hilário sobre a especialidade de reflexologia podal e o seu trabalho desenvolvido com portadores de doença inflamatória, juntamente ao tratamento clínico e que tem observado o sucesso dos casos. Comentou inclusive sobre a possibilidade de trazer para os Crohnistas e apresentar-nos o que é, como é feito e que certamente será bem útil a todos nós.

Após, discutimos sobre nossas atividades, e a possibilidade de levarmos o Crohnistas, através de participação voluntária de nossos integrantes, aos pacientes internados que certamente necessitam de acolhimento e também a necessidade de elaborarmos um calendário/cronograma com as atividades propostas para o próximo ano.

Conversa vai, conversa vem e o tema genética reapareceu! Sim, vimos que em alguns casos, pais e filhos ou irmãos em uma mesma família são portadores de Crohn, mas isso não é regra, eu, por exemplo, não conheço ninguém em minha família, mesmos parentes mais distantes que seja portador de Crohn e além disso, quem pode saber? “O que herdamos de nossos antepassados (desde os tempos das cavernas) e a evolução genética que está sempre evoluindo, como saber de onde veio a doença?”- comentou a psicóloga Zulmira.
Então, mães e pais não podem ser culpados, a única coisa que sabemos de concreto é que a doença inflamatória não é transmissível e sabendo lidar com ela, ou seja, tendo um tratamento médico correto, podemos ter uma convivência normal com a doença e com o mundo. E, de nada adianta esconder das pessoas, a melhor maneira é falar, explicar  sem medo, mostrar com nossas atitudes que somos normais sim…e afinal, quem é 100% normal?




E, para finalizar:
Por sugestão dos participantes em quase todas as reuniões, decidimos antecipar o horário de início da reunião, passando de 15:30 para 15h. Entendemos que o ideal seria a reunião no mesmo horário de atendimento médico, ou seja, iniciando às 13h e assim podermos preencher o tempo de espera com atividades, porém não dispomos de espaço físico e nem disponibilidade das psicólogas que nos auxiliam, quem sabe futuramente, não é? Por isso contamos sempre com sugestões de todos, afinal o grupo é nosso, dos pacientes e já faz parte integrante do tratamento médico e a participação de todos é importante para o desenvolvimento, aprimoramento e crescimento do grupo. E só para lembrar: O Crohnistas da Alegria já está completando 5 meses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário