Translate

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Anemia por deficiência de vitamina B12


A redução da superfície absortiva na mucosa do intestino, resultante da extensa inflamação da Doença de Crohn, causa esteatorréia (fezes com grande quantidade de gordura) e má absorção de vitaminas lipossolúveis   (solúveis em gordura) e vitamina B12. O paciente apresenta desnutrição protéico-calórica significativa, aumentando suas perdas substanciais (proteínas, vitaminas e minerais), devido à má absorção causada pelas deficiências intestinais.
A inflamação pode agravar o quadro desabsortivo por permitir a proliferação bacteriana onde nasce o bloqueio levando a desconjugação de sais biliares, além de ser significativas as perdas de proteínas, eletrólitos e sangue pela mucosa intestinal inflamada. A absorção inadequada da vitamina B12 (cobalamina) causa anemia perniciosa. Esta vitamina, presente em carnes, peixes, aves, queijos, ovos e leite, normalmente é absorvida no íleo (a última parte do intestino delgado que conduz ao intestino grosso). Contudo, para que a vitamina B12 seja absorvida, deve combinar-se com o fator intrínseco, uma proteína produzida no estômago, que depois transporta a vitamina até ao íleo e a ajuda a atravessar a sua parede e a passar para o sangue. Sem o fator intrínseco, a vitamina B12 permanece no intestino e é excretada na matéria fecal

A anemia por deficiência de vitamina B12 se caracteriza por uma baixa contagem de glóbulos vermelhos (hemácias). Também chamada de Cobalamina, a Vitamina B12 tem uma grande importância na prevenção e combate da anemia. Possui efeito restaurador nas lesões neurológicas provocadas pela anemia perniciosa e atua no metabolismo das proteínas contribuindo com a absorção dos aminoácidos (que formarão as proteínas) pelo organismo.
O corpo necessita de vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos e para fornecer vitamina B12 para suas células.
Seu corpo precisa absorver vitamina B12 suficiente, utilizando uma proteína especial, chamada fator intrínseco, liberada pelas células do estômago e a combinação da vitamina B12 ligada ao fator intrínseco é absorvida na última parte do intestino delgado.
Embora a falta do fator intrínseco seja a causa mais frequente de déficit de vitamina B12, existem outras causas, como um crescimento bacteriano anormal no intestino delgado que impede a absorção desta vitamina, o processo inflamatório causado pela doença de Crohn e cirurgias que retiram parte do intestino delgado onde se absorve a vitamina B12, uma dieta vegetariana rigorosa também pode causar um déficit de vitamina B12.
Além de diminuir a produção de glóbulos vermelhos, a deficiência de vitamina B12 afeta o funcionamento adequado do cérebro, a manutenção do sistema nervoso, o metabolismo da energia, causando formigamento nas mãos e nos pés, perda de sensibilidade nas pernas, pés e mãos.
Então, você deve comer alimentos que contenham vitamina B12, como carne, aves, ovos e laticínios, porém não existem dietas específicas para prevenir ou tratar a DC e cada pessoa reage de forma diferente,  por esta razão é aconselhável que se procure um nutricionista que conheça bem a doença, e procure evitar as comidas que você percebe que fazem mal, aumentando o quadro inflamatório e os episódios diarreicos.
O paciente precisa de uma boa alimentação para que possam ser repostos no organismo os nutrientes, vitaminas e minerais que são perdidos devido à dificuldade de absorção dos alimentos, a diarréia e apetite reduzido e, caso necessário sendo comprovado por exames laboratoriais uma grande deficiência de alguma vitamina ou mineral, a suplementação será prescrita. Não se deve tomar grandes doses de vitaminas  sem prescrição e acompanhamento especializado, porque se forem desnecessárias poderão causar efeitos indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário