Translate

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

20a. Reunião – 25/9/2012


Apresentação feita pela psicóloga Zulmira, seguida pelos informes feito pela Miriam e Rita.
Após, a apresentação individual dos participantes da tarde surgiram alguns temas para discussão:

E os direitos dos portadores de doenças inflamatória( DII). E os problemas trabalhistas? Como lidar com o empregador,, o famoso patrão que com raras excesses entende e procura saber o que é a doença inflamatória e as necessidades de cada portador. Como lidar com as crises, as várias visitas  ao hospital, os medicamentos , a falta de vitalidade…sim, quando ficamos cansados por qualquer motivo( ou melhor, pela debilidade física causada pelas dores, febre,anemia). E a pressão social, o convívio em sociedade que ajuda a “esquecer”o problema, isso ajuda mesmo?

Comentamos sobre as conquistas dos deficientes físicos que se uniram e reinvindicaram melhorias, lutaram reconhecimento de seus direito.
E, questionada por um colega sobre qual seria o objetivo do grupo, comentei que  num primeiro momento  o acolhimento, a ajuda, mas que temos sim muitas idéias e projetos, mas para iss o é fundamental a estruturação, a organização para um fortalecimento e aí sim reinvindicações nos campos da saúde,o direito aos medicamentos e ao tratamento digno, do trabalho, educação,lazer, transportes e o que mais considerarmos necessários para exercermos nossa cidadania.
‘Precisamos caminhar junto com a ciência para nos fortalecermos”- comentou a Miriam, sobre a importância em estarmos sempre nos atualizando e podermos contar com profissionais para esclarecer nossas dúvidas

E como lidar com as injustiças? “A Sociedade capitalista vê o indivíduo como um objeto, descartamos o copinho do café, o papel e acabamos descartando as pessoas também. Nas empresas, você é visto como o parafuso que é produzido, parte de uma engrenagem”. – comentou a psicóloga Zulmira
Ficamos circunscritos em nossos problemas: a saúde, o trabalho, o amor e de nada adianta virem com cesta daquilo, bolsa disto, cartão daquilo…precisamos de dignidade, termos acesso ao trabalho, ao estudo e não à esmolas.


A quanto tempo você tem o diagnóstico da doença? Você era fumante? Tivemos uma questão a ser esclarecida posteriormente. Um colega comentou sobre uma pesquisa que aponta que uma substância do cigarro (alcatrão ou a nicotina) poderia proteger a mucosa intestinal nos portadores de doenças inflamatórias intestinais. Será? Sei não, mas de qualquer forma, sem querer fazer apologia ou campanha contra o fumo, devemos lembrar que mesmo que proteja a mucosa intestinal, como fica o aparelho respiratório? E as outras tantas substâncias nocivas presente no cigarro? Então, muita calma nessa hora!!!

E o cigarro tem a ver com o prazer oral e a vida começa no prazer oral, no seio da mãe.”– lembrou a psicóloga Zulmira.
E então, como e onde você procura prazer em sua vida? No cigarro, na bebida, na comida, em passeios, no amor, no trabalho? Lembrando da escolha profissional, é bom que você possa escolher e fazer algo que te dê prazer, se identificando com uma causa.

É, como vocês puderam ler, nossa reunião foi bem dinâmica e participativa. Esperamos você para propor temas, sugestões, críticas e elogios.
Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário