Translate

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Resumo da Parte Teórica da II Oficina de Culinária Para Portadores de Doença Inflamatória Intestinal

Claudeci, Alessandra e Rosana
Agradecemos imensamente o apoio do Serviço de Nutrição do Hospital Heliópolis, representado pelas nutricionistas Rosana, Claudeci e Alessandra que nos brindaram com a II Oficina de Nutrição e nos enviaram um resumo da aula para compartilharmos com todos os Crohnistas da Alegria. Muito obrigada, nutricionistas!

O Serviço de Nutrição e o Departamento de Infectologia criaram uma Cozinha Pedagógica no Hospital Heliópolis, com o objetivo de promover o aprendizado ao usuário/cuidador/colaborador de forma lúdica sobre nutrição e saúde e propiciar maior adesão ao tratamento. No dia 27 de agosto de 2013 realizamos uma aula teórica e prática sobre “Nutrição nas Doenças Inflamatórias Intestinais, destinado aos participantes do grupo “Crohnistas da Alegria , que foi um sucesso!! Abaixo contamos um pouco sobre esta vivência:

A aula foi ministrada pela nutricionista Claudeci Lopes e contou com 13 participantes  dentre estes, pacientes, funcionários e estagiária de nutrição. No final da aula foram sorteados dois livros de receitas e um avental dos “Crohnistas da Alegria”. Os participantes também receberam o certificado de participação do curso. Segue abaixo um resumo da aula:

As Doenças Inflamatórias Intestinais são crônicas, de etiologia desconhecida e, acometem o trato digestório, sendo as duas mais formas mais comuns de apresentação:
- Doença de Crohn: Pode afetar qualquer parte do trato alimentar desde a boca ao ânus( local mais comum – o íleo terminal e o cólon). As manifestações predominantes são a diarreia e a dor abdominal.
- Retocolite Ulcerativa: É uma doença que afeta o intestino grosso. A inflamação é delimitada a mucosa do cólon e a manifestação mais comum é a diarreia sanguinolenta.

Terapia Nutricional

Fase aguda: Isenta de lactose( evitar leite e derivados). A lactase é uma enzima que pode estar diminuída na diarreia, havendo intolerância. Controle de mono e dissacarídeos para evitar soluções hiperosmolares que possam aumentar a diarreia. Rica em fibras solúveis e pobres em fibras insolúveis.
Fase de remissão: Evoluir progressivamente o teor de fibras insolúveis. Evitar alimentos relacionados com a formação de gases( alguns exemplos: brócolis, couve-flor, couve, repolho, cebola crua, frutos do mar, melão, abacate, melancia, ovo cozido, sementes oleaginosas, refrigerantes, excesso de açúcar, doces concentrados).

Observações Gerais:
Lembrar que a formação de gases é muito individual, mantendo relação com a flora intestinal.
Após a estabilização do funcionamento do intestino, a alimentação deve ser balanceada e equilibrada em nutrientes, incluindo fibras solúveis e insolúveis.
A tolerância individual deve ser sempre levada em conta, sempre tendo como objetivo principal a preservação de um bom estado nutricional.

FIBRAS


As fibras são carboidratos complexos, não absorvidos pelo intestino e com ação reguladora da função gastrintestinal. São classificadas, de acordo com sua solubilidade em água, em solúveis e insolúveis.

Fibras Solúveis
São representadas pela pectina (frutas) e pelas gomas (leguminosas, aveia e cevada). Atuam retardando o esvaziamento e o tempo de trânsito intestinal, tornam lenta a absorção de glicose, retardam a hidrólise do amido e reduzem níveis de colesterol total e LDL colesterol.

Fibras Insolúveis
São representadas pela celulose(trigo), hemicelulose( grãos) e lignina( hortaliças). Encurtam o tempo de trânsito grastintestinal, aumentam o volume fecal e tornam lenta a absorção de glicose e retardam a hidrólise do amido.

Recomendação de Ingestão de fibra alimentar para adultos: 20 a 30 gramas/dia, sendo 25% de fibras solúveis.

PREBIÓTICOS


São substâncias alimentares que, quando ingeridas, não são digeridas e absorvidas no intestino delgado e, ao atingirem o cólon, estimulam seletivamente uma bactéria ou grupo de bactérias da microbiota, proporcionando efeito benéfico à saúde do hospedeiro.

Efeitos Benéficos Dos Probióticos
  • Aumento do número das bifidobactérias e lactobacilos no cólon;
  • Consequente aumento do peso fecal, lembrando que 50% do peso fecal é composto por bactérias mortas (útil para pacientes com constipação intestinal);
  • Aumento da absorção do cálcio;
  • Encurtamento da duração do trânsito gastrintestinal (útil para pacientes com diarreia);
  • Produção de ácidos graxos de cadeia curta (butirato) que são biologicamente ativos, ou seja, deixam o meio desfavorável à colonização de bactérias patogênicas.

Alimentos Fontes:
Banana, Trigo, Centeio, Aspargo, Alcachofra, Cebola, Tomate, Chicória.

PROBIÓTICOS


São microrganismos vivos que quando consumidos em quantidades suficientes devem produzir efeitos benéficos à saúde e ao bem do ser humano, além dos efeitos nutricionais
habituais  que beneficiem o hospedeiro por meio da melhora no equilíbrio da microbiota intestinal.

Efeitos Benéficos Dos Probióticos

Eles melhoram a digestão da lactase, aumentam a absorção de minerais como cálcio, ferro, magnésio, além de tratar prevenir episódios de diarreia, principalmente quando a pessoa está em uso de antibióticos.

SIMBIÓTICOS
Produtos que associam os prebióticos aos probióticos,
a fim de intensificar o efeito dos dois componentes 



Rosana Sarmento Brasileiro
Diretora do Serviço de Nutrição do Hospital Heliópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário