Translate

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como a Doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU) interferem na digestão?

Para se ter uma ideia melhor de como uma dieta afeta as pessoas com DII, segue uma explicação sobre a forma como o corpo processa a comida que é ingerida.

O trabalho do sistema digestivo se concentra no Intestino Delgado, que está abaixo do estômago. No Intestino Delgado, as secreções digestivas tanto do fígado quanto do pâncreas se misturam aos alimentos.
Essa mistura é estimulada pelos movimentos dos músculos da parede intestinal (movimentos peristálticos).
Após o bolo alimentar ser quebrado em pequenas partes, ele é absorvido através da parede do Intestino Delgado e distribuído para outras partes do corpo através da corrente sanguínea.
O que não foi digerido é levado ao Intestino Grosso. O Cólon reabsorve a água adicionada ao bolo alimentar no Intestino Delgado. Este é um líquido conhecido como mecanismo de reciclagem.
Os resíduos sólidos e não digeridos são retirados do Intestino Delgado pelos movimentos peristálticos.

Quando o Intestino Delgado está inflamado – o que é frequente em pacientes com a DC – o intestino não consegue digerir e absorver os nutrientes do bolo alimentar.
Estes nutrientes, bem como os sais biliares não absorvidos, podem escapar para o Intestino Grosso, de diferentes formas, dependendo do grau de inflamação do Intestino Delgado.
Esta é uma das razões que levam as pessoas com a DC a ficarem desnutridas, bem como a falta de apetite.


Além disso, os alimentos mal digeridos que passam pelo Intestino Grosso, interferem na conservação da água pelo organismo, mesmo se o Cólon não estiver afetado.
Assim, quando a DC afeta o Intestino Delgado, ela pode causar diarreia e desnutrição. Caso o Intestino grosso também esteja inflamado, a diarreia pode ser ainda mais intensa e pode se evidenciar ainda a presença de sangue.

Na Retocolite Ulcerativa apenas o Cólon é afetado pela inflamação, o Intestino Delgado continua a funcionar normalmente. Entretanto, o Cólon não recicla a água de forma apropriada por estar inflamado, o que pode resultar em diarreia.

Devemos ingerir vitaminas suplementares? Quais?

Depende da extensão e localização da doença. 
Como descrito acima, a vitamina B-12 é absorvida no íleo terminal. Isso quer dizer que as pessoas que sofrem de Ileíte (Doença de Crohn que afeta o íleo) ou aquelas que foram operadas com retirada do Intestino Delgado podem ter deficiência de vitamina B-12 por serem incapazes de absorver quantidade suficiente desta vitamina através de sua dieta ou da ingestão dela em forma de suplemento. 
Para corrigir esta deficiência (que pode ser determinada através exame da quantidade desta vitamina no sangue) pode se fazer uso de uma injeção intramuscular de vitamina B-12. A deficiência do Acido fólico (outra vitamina B) é também muito comum em pacientes que fazem uso da sulfasalazina. Estas pessoas devem tomar ácido fólico, como suplemento. Se o paciente sofre de má digestão ou passou por cirurgia do intestino, outras vitaminas, especialmente a vitamina D podem ser fundamentais.

fonte: 
http://www.gediib.org.br/?artigos&pagina=2&dado_id=41





Nenhum comentário:

Postar um comentário