Translate

domingo, 19 de maio de 2013

Ostomia - Um bicho de sete cabeças


No último encontro com o grupo no Hospital Heliópolis,tive a oportunidade de conhecer duas moças que me fizeram pensar e refletir sobre nós portadores de DII's, cada uma com seus medos e receios. 

Uma delas visivelmente apavorada com a ideia de ficar ostomizada e mesmo afirmando não se importar com o físico, percebi sim que isso a incomoda e muito e nem tem como, não é pessoal? Vivemos em um país tropical, onde o culto ao corpo é diário, mulheres em roupas curtas e justas e o medo da rejeição? Sim, existe, por mais que se fale que “Quem te ama ficará ao teu lado” não é bem assim e isso importa muito para quem está passando pela situação e não quer ser abandonada por quem ama!

Outro fato que nos deixou assustadas, a Edna e eu, foi saber que existe MUITA desinformação a respeito da ostomia conversando com uma paciente que foi operada a mais ou menos 20 anos e na época por falta de orientação, pensava que a ostomia era algum problema na cirurgia e tinha medo de machucar, para ela era uma “bola vermelha” que ficava dentro da bolsa! Sim, o ostoma é vermelho, mas não explicaram a ela e menos mal que ela usou a ostomia apenas três meses, porém agora está com indicação cirúrgica e possivelmente ostomia definitiva e o trauma que ficou, o medo de como será sua vida depois da ostomia. E agora? Quem poderá nos ajudar? E quero acreditar que isso não ocorra mais, porém para quem conhece a situação, sabe que ainda passamos por este e outros descasos, sim, pois é direito do paciente ter toda orientação quanto ao procedimento cirúrgico que será submetido, assim como informações posteriores referentes ao auto cuidado, como adquirir os dispositivos (bolsas, medicamentos). Isso é o mínimo!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário