Translate

domingo, 5 de maio de 2013

Orientação sempre!


Estava eu refletindo sobre alguns acontecimentos nesses 31 anos de DII e cheguei a uma conclusão que até comentei com nossa amiga Edna. Nós mulheres geralmente usamos contraceptivos e alguma vez fomos alertadas sobre o perigo em usá-los?

Até eu passar por uma trombose seguida por um AVC isquêmico, não sabia do risco e no meu caso nem foi esse o motivo e sim o repouso prolongado por conta de uma crise do Crohn que culminou em uma trombose venosa periférica, ou melhor, na perna esquerda, pois somos do grupo de risco para TVP(trombose venosa periférica) por conta da DII. E se eu não estivesse internada e fosse socorrida prontamente? Poderia eu estar bem, trabalhando ou na faculdade e, usando contraceptivo aí…? Além do Crohn, ficar sequelada em uma cadeira de rodas, ou morrer…todas essas questões vieram à tona após passar em consulta com a ginecologista e ela mesma questionar se nunca fui orientada sobre maternidade, contraceptivos que poderia ou não usar? Sim, até fui...encaminhada para uma reunião de controle de natalidade, a qual até a assistente social indagou o porquê eu participar! Não, eu sei muito bem como se faz e não estou querendo evitar...
Nossa, senti como se eu fosse uma marionete e não uma pessoa, sim, pois nunca me foi questionado, apenas um médico cirurgião que sempre comentava após cada cirurgia: “Sim, você poderá engravidar” e na última que eu passei, conversou um pouco mais seriamente comigo dizendo que mesmo sabendo do meu desejo em ser mãe, que eu deveria pensar melhor por causa de todo o meu histórico, como meu organismo reagiria na gravidez….e por ironia do destino, atualmente em quase todas as consultas que eu passo me questionam se eu nunca engravidei, se eu nunca quis…poxa! Isso não deveria ter sido questionado a mais tempo?

Caramba! Somos pessoas, mulheres que vivemos e temos vontade como qualquer outra e devemos sim ser orientadas, afinal as consequências de uma Trombose ou AVC são tristes, isso quando não levam à morte.
Então, fica aqui o alerta: Converse com seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza ou possa vir a utilizar, inclusive os anti-inflamatórios e sobre uma possível gravidez (sim, nós portadoras de DII’s podemos engravidar, salvo alguma outra patologia e você precisa estar bem fisicamente e saber se terá ou não que interromper ou modificar alguma medicação) esclareça todas as dúvidas, sempre!   
E para os meninos fica a mesma dica: esclareça suas dúvidas, não é vergonha nenhuma conversar a respeito de sexualidade com seu médico.  Uma impotência temporária, na maioria das vezes é apenas por falta de nutrientes que pode melhorada.

E para terminar, segue abaixo a indicação de um livro que estou relendo e é muito rico para refletir sobre a vida.

Luciana Scotti, partilha sua vida e sabedoria, após ter sofrido uma trombose e, como consequência, ficar tetraplégica, sem movimentos e sem poder falar.

“Como o ser humano é frágil! Em apenas um segundo tudo pode mudar“.




Nenhum comentário:

Postar um comentário