Os Crohnistas estão caminhando e aí está o resumo da nossa primeira atividade extra do ano, com resumo e fotos feitas por nossa Crohnista Edna Pereira.
Estamos programando para este ano uma série de atividades extras, que ocorrerá sempre na última 3ª feira de cada mês, no mesmo dia e horário das reuniões, e em 26 de Março foi o primeiro evento do ano de 2013.
Nossa amiga, Sueli Moreno Hilário, prendeu a atenção de todos nós com uma palestra maravilhosa sobre REFLEXOLOGIA PODAL, com direito à prática e tudo.
Reflexoterapeuta formada no Instituto Osni Tadeu de Reflexologia e Pesquisa, o (IOR), e compõe uma equipe de profissionais que realizam um trabalho voluntário no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, no ambulatório de Neurocirurgia. Sueli é portadora de Doença de Crohn, e a reflexologia surgiu em sua vida em um momento de crise da doença. Foi quando descobriu a possibilidade de um tratamento paralelo ao tratamento tradicional e logo percebeu os benefícios da técnica em seu próprio organismo. Mas ela se sentiu tão bem que quis expandir tais benefícios à outros portadores de doença inflamatória intestinal (DII). Decidida a ajudar os colegas, resolveu fazer o curso e, conversando com seu professor sobre os sintomas e necessidades muito bem conhecidos por ela, juntos criaram um protocolo de reflexologia podal com uma sequencia de pontos à serem trabalhados especificamente para pacientes de DII. Hoje no (IOR), trabalham com uma equipe de profissionais que atendem pacientes de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
A Reflexologia Podal é a ciência que estuda os pontos reflexos a fim de trazer relaxamento e alívio de dores físicas e emocionais, sendo uma técnica capaz de avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meio de estímulos em terminações nervosas relacionadas ao órgão ou característica emocional em tratamento , estimulando o cérebro a dar atenção às necessidades do organismo para colocá-lo em equilíbrio. A reflexoterapia podal é quando a técnica é feita através dos pés.
Os benefícios são: diminuição da ansiedade, do stress, alívio das dores, melhor absorção de nutrientes, melhora do sono, aumento de energia, alívio da tristeza e equilíbrio do sistema imunológico.
Isso tudo não é mágica, portanto não vai curar a doença de crohn ou a retocolite, mas Sueli afirma que apesar de, ocasionalmente, ainda sentir dores ou ficar com a doença em atividade, a técnica a ajudou muito na qualidade de vida e em seu estado emocional, um dos pontos fracos de portadores de DII.
A Reflexo também ajuda a potencializar a medicação, promovendo um equilíbrio físico e emocional, e no caso da doença inflamatória intestinal, diminui a diarreia, as fístulas e todo o processo inflamatório e infeccioso.
E nossa amiga conhece “na pele” os benefícios da técnica e pode comprovar através da melhora dos pacientes que atende no instituto, porém, com muita sensatez e responsabilidade nos lembra que, apesar de inúmeros benefícios, está técnica é um tratamento paralelo, sendo totalmente indispensável continuar com o tratamento tradicional.
A Sueli pretende, juntamente com seus amigos profissionais, realizar um trabalho voluntário e contínuo com os pacientes do ambulatório de DII do Hospital Heliópolis, em São Paulo.Por enquanto é apenas um projeto, mas estamos torcendo para que se torne logo realidade.
Edna Pereira
Agradecemos ao apoio técnico das psicólogas Miriam Habenchus e Zulmira Nascimento e, especialmente a Edna Pereira e Sueli Moreno Hilário pela organização e trabalho apresentado.
E que venham mais eventos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário