Translate

domingo, 21 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra a gripe/2013 - Liberados para receber


A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que tem como slogan: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, começou na segunda-feira, dia 15, estando disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o dia 26 de abril. A população deve procurar os postos mais próximos da sua residência.
A vacina é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade (reclusos). Esses grupos são considerados de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a estratégia é prevenir, reduzindo a ocorrência da doença, internações e óbitos.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É transmitida com facilidade e ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas. A maioria das pessoas infectadas se recupera em duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, para alguns grupos a infecção pode levar a formas clinicamente graves, como pneumonia, e até mesmo a morte e muitos pacientes portadores de doença inflamatória intestinal (DII) muitas vezes não conseguem receber a vacina por causa da incerteza sobre a segurança e eficácia e ficam em risco assim como a população em geral.

A Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa são variantes da doença inflamatória intestinal (DII) para o qual muitas vezes é necessário o uso de terapia imunossupressora (Azatioprina,Remicade/Infliximabe, Humira/Adalimumabe) e pacientes imunossuprimidos estão em maior risco de contrair infecções, incluindo a gripe. 
Estudos atuais sugerem que as vacinas contra a gripe inativadas são eficazes, bem toleradas e podem ser administradas com segurança, na maioria dos pacientes portadores de DII.

Contra-indicações da Vacina Influenza:
- A vacina é contra-indicada para crianças menores de 6 meses de idade, para pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Reações anafiláticas graves em doses anteriores também contra-indicam doses subsequentes.
Precauções
- Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
As pessoas com história de alergia ao ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante a adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo por pelo menos 30 minutos, em ambiente com condições de atendimento às reações anafiláticas.


A vacina Influenza é segura e bem tolerada e por ser constituída de vírus mortos, não causa a gripe.

Então, não precisamos ter receio, somos liberados para receber a vacina.


Bibliografia:




Nenhum comentário:

Postar um comentário