Translate

domingo, 24 de março de 2013

Afinal, o que é DII?


A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é uma afecção na qual o intestino se torna vermelho, inchado e com feridas espalhadas pelo intestino, referindo-se a um grupo de doenças onde há inflamação em uma parte do trato gastrointestinal. Dentre essas doenças, as que ocorrem com maior frequência são a DC e a RCU, portanto, o termo tem sido usado quase que exclusivamente para designar a Doença de Cronh (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU).

Doença de Crohn (DC) - Se caracteriza por uma inflamação que penetra toda a espessura da parede intestinal. Ela pode atacar qualquer parte do aparelho digestório, desde a boca até o ânus. Essa doença não pode ser curada através de cirurgia, pois pode ocorrer novamente em outras partes do trato digestivo. Vale a pena salientar que a maioria das doenças crônicas, como por exemplo diabete e pressão alta, também não podem serem curadas, mas são efetivamente tratadas com medicamentos. Os sintomas da DC são mais variados. O mais comum é a dor abdominal, que pode estar associada à diarreia e/ou perda de apetite e perda de peso. Entretanto, alguns pacientes podem não apresentar tais sintomas. Eles podem ir ao médico por causa de febres de origem desconhecida, feridas em torno do ânus, dor ou inchaço nas juntas, anemia ou baixa taxa de crescimento.

Retocolite Ulcerativa (RCU) – A doença ataca o revestimento interno do intestino grosso causando inflamação, ulceração e sangramento. Sendo restrita exclusivamente ao intestino grosso, algumas vezes a doença pode ser controlada pela remoção de todo o cólon. 
Sintomas: Durante uma crise, pacientes portadores da RCU quase sempre sofrem diarreia com sangue. Este sintoma pode estar associado a cólicas, cansaço, perda de apetite e perda de peso.


Diversos sintomas não relacionados diretamente ao intestino podem ocorrer juntamente com as crises da DC e da RCU e são chamados de “manifestações extraintestinais”.
Infecções e muitos outros problemas relacionados à sua saúde podem ser confundidos com a DII, por isso é importante que você e o seu médico tenham certeza do diagnóstico.

O procedimento comum é que o médico peça exames de sangue para detectar a presença de inflamação ou infecção no corpo ou anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos no sangue). O próximo passo é um exame de fezes, para detectar sangramento.
Além do seu médico, é importante consultar-se com um gastroenterologista – médico especializado em doenças do aparelho digestivo, como a DII. O gastroenterologista pode fazer um exame chamado colonoscopia, que é simplesmente a verificação ou visualização do cólon para detectar sangramento, úlceras ou outro nas paredes do cólon. Este exame consiste em inserir um tubo fino, chamado endoscópio, pelo ânus. O endoscópio, na verdade, é um tipo especial de vídeo câmera, ligada a um monitor de tv. Durante este procedimento, o médico pode remover um pequeno pedaço da parede intestino. Este procedimento é chamado de biópsia. A parte removida é levada ao laboratório para análise mais detalhada.

O paciente recebe um sedativo para que não sofra dor ou desconforto durante o procedimento. Existem outros exames: endoscopia superior, estudo de bário ou raio-x de bário, ou série GI.
É muito importante  que você converse com o seu médico sobre os exames que você precisará fazer.

A Doença Inflamatória Intestinal pode ser controlada através de terapia nutricional, medicação, cirurgia ou uma combinação destes tratamentos.

Ninguém sabe exatamente as causas da Doença Inflamatória Intestinal, ou por que algumas pessoas são portadoras dessa doença e outras não. Nós sabemos que a doença intestinal é encontrada no mundo todo, mais frequentemente na América do Norte e no Norte Europeu; menos frequentemente na Europa Central, no Oriente Médio e Austrália, e menos ainda na Ásia e África. Ela é mais predominante em climas temperados do que em climas tropicais.
As pessoas são mais frequentemente diagnosticadas com essa doença entre as idades de 15 a 25 e 45 a 55.
Qualquer pessoa pode desenvolver essa doença, não importando o sexo, a raça, ou a idade!
  

http://www.gediib.org.br


Um comentário:

  1. Tópico: AUTO-HEMOTERAPIA CURA MAL DE CROHN (testemunho de paciente do Dr Luiz Moura)
    AUTO-HEMOTERAPIA CURA MAL DE CROHN (testemunho de paciente do Dr Luiz Moura) AUTO-HEMOTERAPIA CURA MAL DE CROHN Testemunha da doença de crohn https://www.youtube.com/watch?v=4tEBJlUuZx0

    ResponderExcluir