Translate

domingo, 24 de março de 2013

36ª. Reunião – 19/03/2013


Reunião iniciada, apresentações feitas e o tema?

Nossa amiga Silvia Lopes lançou uma dúvida sobre alimentação e o debate começou.
Mas, então o que comer, quando comer e como comer?
Aprendemos a identificar o que nos faz mal e evitar, afinal quando estamos da doença, com dor, diarreia nem temos vontade de comer, mas é necessário para que nosso organismo se recupere melhor e mais rápido, aí entram os alimentos mais brandos, cozidos e nada é definitivo, conforme  vamos melhorando  e saindo da crise, podemos ir retornando à nossa alimentação  de rotina e a lembramos da importância das substituições e alternativas, evitar uma coxinha que é fritura, que tal uma esfiha que é assada? O molho de macarrão é ácido, que tal tentar o molho caseiro feito com tomates frescos e sem conservantes? O tão amado brigadeiro, que tal substituir o leite condensado comum pelo de soja e o achocolatado que contém açúcar e pode aumentar a diarreia e a acidez das fezes causarem assaduras, pelo cacau em pó? Coisa chata? Será? Nem é privilégio apenas dos DII’s, atualmente as pessoas estão sim mais preocupadas com seus hábitos de vida, incluindo a alimentação.

Foi então que uma participante se manifestou, a Yuri, uma paciente do setor de oncologia que se juntou a nós para ouvir as histórias e acabou nos dando uma lição de vida e força de vontade. Diagnosticada com um câncer no intestino, passou por cirurgia, quimioterapia e ainda passa por acompanhamento com a equipe. É muito ativa, cuida de si, é jogadora medalhista de tênis, deu aula de “sushi” aos colegas do clube onde frequenta, enfim, uma pessoa cheia de vida, de fé, força e vontade de vencer, como ela mesma se descreveu. Aí então, foi chamada para a consulta e continuamos nosso bate papo.

Aí,a psicóloga Miriam lembrou que a alimentação é mais do que apenas ingerir um alimento e tem sim, o lado emocional. Quem de nós nunca descontou tristeza em um chocolate?  Aí a Priscila comentou que era viciada em chocolate e o terapeuta disse a ela que tudo bem, que o chocolate no caso dela servia como um antidepressivo.
Ah…mas temos outras formas de suprir nossas carências, não é? Uma atividade física, artesanato, dança ou canto e vc? Qual é o seu docinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário