Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Para começo de conversa...5a. reunião 12/06/2012



Nossa  quinta reunião  em 12/06 - sim, Dia dos Namorados ( Amor, I love you...como diria Marisa Monte) contou com a presença de amigos e novos amigos, cheios de humor! E isso é importantíssimo!
O assunto da tarde foi a ansiedade, onde pudemos expressar como nos sentimos, alguns até mais por conta da hiperatividade e foi proposto uma discussão sobre as maneiras de lidar com esse sentimento. E aí? Como você lida com o seu estresse e ansiedade?
A ansiedade é um estado psicológico e fisiológico que se caracteriza pela soma de componentes emocionais, cognitivos e comportamentais. A ansiedade é considerada uma reação normal ao estresse, que  pode ajudar a ultrapassar uma situação difícil na vida. Tanto na presença como em ausência de estresse psicológico, a ansiedade pode criar sentimentos de medo, preocupação, entre outros.
O estresse  emocional e a ansiedade ativa, quando você está dentro de um hospital, pode se manifestar pelas expectativas, que são: os medos e as fantasias na vivência concreta da doença, do tratamento e da internação. A mente fica frágil e sensível gerando sentimento de impotência.
Ao receber a notícia de que está doente, a negação da doença poder ser simples ou patológica. A negação simples é uma tentativa de rejeitar a doença. Já a patológica, além de negar, ainda tenta provar aos médicos e familiares que  se está bem e não precisa de mais cuidados.
Quando a pessoa está com níveis elevados de ansiedade, mente e corpo reagem provocando inquietação motora, rigidez, taquicardia, nervosismo, tremores, tensão muscular sensação de vazio na cabeça, tonturas, inquietação e transtornos psicossomáticos, gerando muita  angústia existencial .
Como você se relaciona consigo mesmo é fundamental na recuperação da saúde física, ter uma mente forte e saudável é sinônimo de autoconfiança e muito pensamento positivo.
Esvazie a cabeça quando estiver ansioso e confie que de forma lenta você chegará num ponto de proteção, abra mão mentalmente de sua meta e objetivo por um tempo,só até recuperar o equilíbrio.
Sim, porque no silêncio podemos nos observar e observar as pessoas, podemos observar as nossas reações, a "fala" corporal e até o que se passa no coração. Quem consegue isso é sábio.
E termino com a frase de Fernando Pessoa: “ Existe no silêncio, uma tão profunda sabedoria que as vezes ele se transforma na mais perfeita das respostas ” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário