Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Internet e Recursos Eletrônicos para Doença Inflamatória Intestinal. Um manual básico para médicos e pacientes.



"Pacientes com doença inflamatória intestinal estão cada vez mais transformando a Internet para para pesquisar a sua condição e se envolver em discursos sobre as suas experiências.”(Inflamamm Bowel Dis – Vol.18 – Number 6 – June/2012)
Algumas recomendações importantes:
 - Devemos acessar websites seguros e verificar as credenciais;
-          - Autoria: Credencial do autor da material;
-    - Endosso: Certificar a reputaçao da organização médica: Ex. Health On the Net Foudation;
-          -  Avaliação: Avaliar a qualidade das informações;
-          - Datas: data da atualização mais recente;
-          - Referência: Literatura médica, links de boa reputação;
-          - Objetividade:Interesses do website;
-         - Complementando: Os textos lidos em websites serão sempre uma complementação às recomendações de seu médico e nunca as substituirão! 
       Não dispense a importância da Internet como um recurso, apenas use-a com moderação e responsabilidade.

As novas tecnologias, em particular a Internet, já começam a alterar o comportamento da sociedade, como um dia fizeram o telefone, o rádio e a TV. Não custa repetir que somos hoje a Sociedade da Informação, tendo em nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas.
A tecnologia é, facilitadora e exclusivamente isso, alguma mais do que outra, é certo. O telefone é mais interativo que a televisão, que por sua vez é mais multimédia que a internet, por exemplo. E é precisamente na questão da tecnologia dominante que se podem resolver as questões da exclusão. A internet possibilita o acesso amplo a diversas informações que variam de pequenas pesquisas a outras atividades, como comunicação e entretenimento. Através dessas características vão se identificando e até mesmo conhecendo pessoas através da própria internet, e com isso ampliando seu círculo de amizades.
É preciso encarar sem preconceito as oportunidades trazidas pelas tecnologias digitais. A grande vantagem delas é a póssibilidade de construir uma rede de pessoas que pensam, trabalham e crescem cognitivamente juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário