Translate

domingo, 14 de agosto de 2016

E hoje é seu dia, PAI

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd. 
O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia.

Segundo domingo de agosto  e comemoramos o dia dos Pais,sim e nem haveria necessidade sendo algo apenas com intuito comercial, ok temos nossos pais e somos gratos diariamente, mas vamos aproveitar o dia e comemorar ainda mais!
E, independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !

Afinal, pai não é somente aquele que põe o filho no mundo, pai é aquele que educa, que transmite a segurança da figura paterna, que faz o carinho e que corrige os erros para que não se tornem vícios...
Ser pai é: sorrir, chorar, sofrer, gargalhar. Ser filho é: agradecer todos os dias a oportunidade de ter um pai que nos ama.

Um pai é mais do que um amigo, um herói, ele é nosso mentor, metaforicamente falando, é o piloto de nossa vida, o comandante que nos coloca no caminho e nos dá a oportunidade de seguir adiante, passo a passo, mas sempre debaixo de sua asa protetora.

E, hoje vou homenagear a todos nossos pais e, em especial um pai muito amado, Sr. Edeo Venditti que sempre acompanhou a filhota Ana Paula e estará sempre presente conosco com seu sorriso e carinho. Inclusive, hoje ouvi um comentário sobre saudade que vou deixa-lo aqui: “Você não pode brigar com a saudade, seja amiga e assim conviverá em paz com ela”.


Pai, José Antonio, enquanto estivermos juntos que tenha amor, carinho e muita alegria, cada dia é uma nova história!
"Meu pai tem Alzheimer e todos os dias ele me pergunta que dia é hoje. Eu digo que é dia dos pais e tasco-lhe mais um abraço". (Carlos Edu Bernardes) 
Em nossas vidas muitos mestres encontramos, alguns seguimos, outros abandonamos, dentre todos, um deles é o que mais amamos e seu nome é bem simples e fácil de pronunciar: PAI que em meu coração sempre terá um lar. 
Feliz Dia dos Pais!

 Rita



Nenhum comentário:

Postar um comentário