Translate

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Reunião - 05/11/2013

Como sempre comentamos em nossas reuniões, o grupo Crohnistas da Alegria é feito por todos nós e  a importância deste trabalho em equipe, afinal nem sempre estamos bem e podemos comparecer a todas as reuniões e aí, como ficaria se houvesse um monopólio e apenas uma ou duas pessoas fossem as "donas"do grupo? 
Primeiro, a nossa Crohnista Edna, em setembro, passou por cirurgia e se ausentou de algumas reuniões, depois eu, Rita passei por cirurgia em outubro e precisei retornar ao hospital e ficar de "molho"por mais tempo que o esperado, também estive ausente e aos poucos estou voltando e como é bom termos esta parceria e ...chega de conversa e vamos ao resumo da Reunião de 5 de novembro feito pela Edna, parabéns mana miga! 

Dona Maria R. de Melo, chegou na reunião dos CROHNISTAS da ALEGRIA, querendo uma resposta afirmativa de que as DII's têm cura. Cleucio, também novato, ia passar em consulta para mostrar ao doutor seus primeiros exames, e queria que o grupo lhe dissesse o motivo de estar emagrecendo. Ai quem dera!! quem dera pudéssemos responder o que eles, verdadeiramente, sonhavam em saber. 





Quem dera pudéssemos também, arrancar do coração da Crohnista Ana Cristina Rocha, o medo terrível e a ansiedade perturbadora de quem esta prestes a fazer uma cirurgia. Infelizmente, não pudemos fazer nada disso, mas acredito que no geral, o grupo fez seu papel de acolhimento; e isso tem lá seu valor.



Penso que além do empenho no trabalho de equipe da Rita, meu e das psicólogas Miriam e Zulmira, que nos ajudam a conduzir as emoções; os CROHNISTAS já adquiriram uma característica.
Mesmo que a cada reunião tenha pessoas diferentes, os que já participaram outras vezes, entenderam o tom do nosso trabalho e são participativos também, dando ao grupo uma cara de aconchego e afetividade. 
Rola uma coisa boa onde uns acolhem os outros. Tanto, que até pacientes e acompanhantes de outras clinicas, como a neuro e a onco, acostumaram participar das reuniões conosco e também sentem-se acolhidos, como diz a Dona Santa. Ela é mãe de um paciente da neuro, mas sempre que pode, junta-se aos CROHNISTAS



A verdade é que a turma se identifica, e mesmo depois que acabam as reuniões, o bate papo e o acolhimento continuam em duplas ou pequenos grupos, que assim,  aproveitam melhor o tempo até serem chamados para a consulta. 



Nossa amiga, a Crohnista Andresa, não tinha consulta neste dia, mas foi ao hospital, especialmente para participar da reunião. Foi com seu filho Ian, chegou atrasada para a reunião, mas a tempo de um bate papo gostoso com os amigos. 
Éh, não tínhamos as "respostas dos sonhos", mas no geral, acredito que a tarde foi bem proveitosa.





 Edna Pereira (Eda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário