Translate

terça-feira, 10 de julho de 2012

10 de julho - DIA DA PIZZA

E aí? Tudo termina em pizza...ou começa?

Quando os fornos assaram as primeiras pizzas...

Estudiosos e curiosos dizem por aí que as primeiras pizzas surgiram no Oriente Médio Antigo há cerca de 6000 anos, por invenção dos egípcios, que costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão sírio. Há também quem garanta que os criadores da pizza foram os gregos. Segundo conta a lenda, a pizza era consumida dobrada ao meio (como um sanduíche), pelas populações menos favorecidas. Verdade ou não, graças às cruzadas religiosas, a receita chegou à Itália, pelo porto de Nápoles.
Ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não foi criada por italianos, mas eles também tiveram um papel importante na história deste alimento. Diz-se que os italianos incrementaram a preparação com diversos tipos de cobertura, como o queijo, tomates e orégano. No Brasil, a pizza chegou graças, justamente, aos imigrantes que vieram da Itália, que se estabeleceram em São Paulo, principalmente nos bairros do Brás e do Bexiga. A receita, é claro, foi adaptada e hoje a pizza brasileira é uma das mais saborosas do mundo.
A pizza é um alimento que agrada diversos paladares, desde os mais exigentes, que apreciam ingredientes refinados, até os que preferem a tradicional cobertura de mussarela, com orégano e azeitonas.
Se comer pizza leva muitas pessoas à sensação de culpa, provavelmente pela má fama que este  alimento tem, porquê não pensarmos de outra maneira: como muitas famílias têm aquele hábito tradicional de comer "uma pizzinha" nas noites de domingo, pode ser uma boa oportunidade de reunir a família e amigos para saborear uma pizza! E, no caso dos portadores de DII, não há necessidade de evitar o glúten,a não ser que seja constatado intolerância, ou seja, doença celíaca e, na realidade, a pizza é um dos poucos pratos da culinária mundial que consegue reunir muitos nutrientes.Isto é um ponto a favor, porque mesmo saboreando algo saboroso, estará ingerindo uma variedade de outros nutrientes como carboidrato, nutriente fornecedor de energia, essencial para você ter uma alimentação equilibrada, algumas fibras do recheio( tomate, milho, etc) e proteínas( carne, queijo) de acordo com a tolerância de cada um.

Porém, isto não significa que você deva se alimentar de pizza constantemente, mas, não há problemas em consumir uma ou duas fatias - das opções mais leves - esporadicamente (uma vez por semana). 
A grande vilã da pizza é a cobertura, geralmente rica em gordura, portanto, recusar ingredientes calóricos, como provolone, gorgonzola, parmesão, catupiry, calabresa e bacon já é uma excelente atitude para evitar ganhar quilinhos indesejáveis e no caso dos crohnistas, uma bela noite de rei...rs. Lembre-se que, além de calóricos, estes alimentos são ricos em colesterol e gordura saturada do 'tipo trans', que podem se depositar nas artérias, causando doenças cardiovasculares, portanto, é necessário ter moderação e não somente para portadores de doença inflamatória intestinal!!!
Confira o valor calórico de algumas pizzas:
Pizza à moda saudável
Sugestões para não errar na escolha


  • Para tornar a sua escolha mais leve não exagere na quantidade de azeite: cada colher de chá, despejada sobre a sua fatia de pizza, aumenta 21kcal no valor calórico;
  • Algumas pizzarias fazem pizzas de forma personalizada, ou seja, você pode escolher quais ingredientes deseja acrescentar. Assim, você pode escolher os recheios que não te farão mal e isto é bem individual, o que é bom pra mim pode não ser para vocês. 
  • Tenha cuidado ao consumir berinjela temperada; este vegetal  pode ser irritante, causando assaduras.
  • Dispensar as pizzas doces, podem ser mais que um castigo! Imaginem: chocolate, brigadeiro, beijinho, goiabada, sorvete e doce de leite - Se não resistir, limite-se a uma fatia de pizza de banana com canela, que é a opção mais saudável, ou o sabora que não te faz mal!
  • Se você prefere consumir pizzas industrializadas, tenha alguns cuidados no momento da compra: certifique-se de que a temperatura do balcão frigorífico é igual ou menor a 10ºC, verifique a data de validade (prefira as que têm o prazo de, no mínimo, 30 dias);
  • Além disto, confira se o produto congelado está livre de bolores e se o rótulo traz as informações obrigatórias por lei, como informações nutricionais, data de validade, peso e endereço do fabricante.


  • E para os que dizem que no Brasil, 'tudo acaba em pizza', o seu dia ou noite não terminará por causa dela!



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário