Translate

sábado, 7 de julho de 2012

Ansiedade e Doenças Inflamatórias Intestinais


Texto elaborado por nossa amiga Miriam. Obrigada pelo carinho e apoio que nós dá!

Nas nossas reuniões às terças-feiras, ansiedade virou um tema recorrente. Muito se tem estudado que ansiedade e o estresse têm uma relação com o sistema imune, e que estes em graus elevados e freqüentes podem aumentar a suscetibilidade a um estímulo inflamatório, alterando os mecanismos fisiológicos de controle das funções digestivas. Ou seja, quanto maior a ansiedade maior a possibilidade de inflamação intestinal.
                                     
A Ansiedade é um sinal de alerta e exige da pessoa, adaptação e capacidade para tomar medidas eficientes para o enfrentamento da situação estressante. Os eventos serão mais difíceis conforme a pessoa se julgar menos competente para superá-los e vice-versa, ou seja, a ansiedade será maior quanto menor a auto-estima.

Então como fazer para diminuir a ansiedade?

Existem vários tipos de tratamentos, os mais conhecidos são: medicamentoso e psicoterapia.

O tratamento medicamentoso orientado por um médico, às vezes se torna indispensável quando o grau de ansiedade for grave ou intenso.

Quando o grau de ansiedade for moderado, o paciente pode precisar de acompanhamento psicoterápico. A psicoterapia promove autoconhecimento da pessoa o que é fundamental para diminuir a ansiedade. Quanto mais nos conhecemos, mais aprendemos o que nos faz mal, nos prejudica ou o que nos deixa feliz. Sabendo disso, mudar hábitos ou proporcionar transformações fica menos complicado.

Aí vão algumas dicas que podem ajudar a diminuir a ansiedade, vejam quais delas tem mais a ver com você e comece a mudar o que faz mal e introduzir na sua vida o que pode deixá-lo mais tranqüilo e mais feliz.

- Exercícios físicos, caminhadas, alongamentos, corridas, esportes, danças etc.
Obs. Os exercícios ou atividades que trabalhem com a respiração são mais indicados como: Natação, yoga, meditação etc.
Alguns hábitos podem se cortados ou diminuídos como:
-Auto-exigência e perfeccionismo,
-Medo de errar ou falhar,
-Dar muita importância ao que os outros pensam a seu respeito,
-Administrar bem o tempo
-Diminuir excesso de atividades
-Fazer lista das prioridades,
Em situações novas:
-Procurar conhecer o desconhecido,
-Procurar aprender e treinar aquilo que ainda não sabe.
Dormir bem, rir bastante, fazer atividades prazerosas como: ir ao cinema, teatro, shows, passeios, leituras e namorar proporcionam bem estar e melhora a auto-estima.
Tão importante quanto trabalhar é saber relaxar. E saber relaxar é imprescindível para controlar a ansiedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário