Translate

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A alimentação pode ajudar nos quadros de ansiedade e stress?



A alimentação influencia muitos fatores no corpo dentre eles os ligados ao cérebro. As células precisam ter uma certa composição de gorduras benéficas, vitaminas e minerais para realizarem suas funções adequadamente como o metabolismo, produção de energia, comunicação entre os hormônios e outros. Somos feitos de trilhões de células e cada uma necessita de  aproximadamente 45 nutrientes.

O que nem todos sabem, é que os alimentos também podem através de suas substâncias melhorar o humor e consequentemente o bem-estar. Isso mesmo!
A atualidade nos remete a uma má alimentação, o sedentarismo, alcoolismo e tabagismo. Alimentos processados estão cada vez mais sendo consumidos e as fibras ficam de lado. Doces, pães, massas, tortas, salgadinhos, refrigerantes, sucos em pó, adoçantes, gelatinas e outros muitos produtos prejudicam o funcionamento das células.
Estes produtos citados acima tem a capacidade de ocupar o lugar que os hormônios precisam se conectar para fazer a sua ação. O resultado disso é uma alteração hormonal considerável e o pior é que nos exames de sangue isso não é detectável, somente quando a situação está crônica.
Mas vamos lá, como a alimentação piora o estresse e deixam as pessoas mais ansiosas?
Estes alimentos causando alterações hormonais remetem ao descontrole do corpo em manter o equilíbrio e o mesmo entra em estado de alerta e de estresse. O cortisol que é o hormônio envolvido no estresse fica alterado. Sua produção não ocorre em horários corretos e a consequência disto é uma maior compulsão por doces ou carboidratos no final do dia e a noite, baixa disposição ao levantar, fadiga, cansaço, irritabilidade, nervosismo, e outros. Também há uma perda de massa muscular, aumento de infecções, baixo resultado na academia.
Além deste hormônio, outro também é alterado como o glutamato. As pessoas que tem esta maior produção são aquelas muito nervosas, estressadas, famosas por serem “pavio curto” e a alimentação pode prejudicar muito isso.
Veja aqui a lista de alimentos que aumentam o nível de estresse e ansiedade e, portanto devem ter o consumo moderado!
- Carboidratos refinados: doces, pães, bolos, tortas, salgadinhos, sucos em pó, refrigerantes, açúcar;
- Gorduras trans, saturadas e Hidrogenadas: gordura do frango, miúdos em geral, frituras, chips, óleo de soja, pizza, sanduíches, hambúrguer industrializado, chocolate diet;
- Glutamato monossódico (realçador de sabor) – molhos prontos, temperos prontos, sopas industrializadas, molho shoyo e algumas marcas de sal;
- Bebidas alcoólicas em geral;
- Adoçantes artificiais – ciclamato de sódio, sacarina sódica, aspartame, acessulfame-K. Estão presentes em produtos diet/light;

Veja agora o que pode consumir para melhorar
- Carboidratos integrais e em menor quantidade: pão integral, massas integrais, fibras como aveia que  contém triptofano, que auxilia a liberação de serotonina, e possui selênio que colabora para a produção de energia.
- Gorduras benéficas: peixes, oleaginosas, abacate, azeite extravirgem;
- Temperos e ervas frescas: manjericão, salsão, cebolinha, cebola, alecrim, hortelã e outros;
- Doces: preferir chocolate amargo acima de 50% o teor de cacau, banana com canela, frutas com mel;
- Evitar alimentos estimulantes como: café, chá mate, preto, verde, guaraná em pó, bebidas energéticas, refrigerante, suco em pó;
- Beber 2 litros de água por dia;
- Praticar atividade física regular;
- Ouvir uma música relaxante para dormir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário