Translate

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Pausas necessárias

Passei o mês de janeiro inteiro sem postar nada no BLOG e foi intencional mesmo! Férias foram feitas para descansar, lembro-me disso desde a infância, onde janeiro e julho as férias escolares eram sagradas e posteriormente, no trabalho também, sejam no recesso de final de ano ou nas férias anuais, porém,atualmente tenho percebido que com a modernidade, tecnologia e evolução acabamos deixando nosso descanso de lado e vivendo loucamente em redes sociais, aplicativos e o corre corre do dia-a-dia até mesmo em nossas escolhas de lazer.

Seria certo isso? Cada um pode e deve ter uma opinião, e eu respeito, porém, minha opinião é que, principalmente para nós, portadores de Doença Inflamatória Intestinal (DII) o descanso é muito importante visto que, a qualidade de vida e nível de stress podem prejudicar severamente o curso da doença então...Férias são sagradas sim!  

E o descanso não é a apenas uma opção, é uma necessidade do nosso corpo. Mesmo que não seja possível viajar, sair ou conhecer novos lugares é de extrema importância dar uma pausa em todas suas atividades rotineiras e relaxar. Quando nosso corpo está cansado, ele não consegue trabalhar direito. Começa a ficar ansioso, estressado, desmotivado, as ideias começam a vir confusas, as coisas são feitas de maneira mais lenta e com menos qualidade. O descanso está no DNA humano. O corpo precisa de um momento de relaxamento para poder seguir com suas atividades, sem prejudicar o resultado, ou para exercê-las da melhor forma possível. 

Pesquisas até sugerem que tirar férias e viajar podem além de trazer benefícios para a sua saúde mental, criar reais mudanças fisiológicas que beneficiam a sua saúde física também.
Um estudo que foi conduzido no instituto de Icahn em Nova York descobriu que viajar para um lugar relaxante pode melhorar a função imune e reduzir os efeitos do estresse sobre o corpo. Concluiu-se que a saúde mental de todos os voluntários mostrou uma melhoria significativa também. As respostas ao questionário indicaram que eles estavam enfrentando menos dificuldades psicológicas e alcançaram um melhor bem-estar geral e um mês depois, esses efeitos positivos ainda continuaram.
Não importa o quão ocupado você é, seja com trabalho, estudos ou preocupações diárias, é essencial fugir da rotina mesmo que por pouco tempo.
Da mesma forma, encontrei outro texto que defende pausas mentais deliberadas durante “todos os momentos intermediários” em um dia comum, seja uma viagem de metrô, durante o almoço, uma caminhada pela rua....é, aí já entraria em outro assunto, a prática de meditação e mindfullness que requer treinamento, mas o descanso já conhecemos.  “Sair na natureza nos fins de semana, meditar, guardar nossos computadores de vez em quando são coisas que já sabemos e provavelmente deveríamos fazer”, diz Michael Taft  (Por que sua mente precisa repousar - Michael Taft, jornalista autônomo, editor e professor de meditação)
Por isso, não transforme as férias em trabalho. “O que vale nas férias é a experiência, não quantas coisas você viu. A experiência nos faz mais felizes do que coisas materiais revelam estudos. Deixe a mente do trabalho, a mente da culpa e a mente do controle em casa.” Joe Robinson. 

Fontes de consulta:


                                                                                                                                                    

Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário