Translate

sábado, 26 de novembro de 2016

Moda para Ostomizados


Vocês devem estar se perguntando: “Porque tantas informações sobre ostomia, o Blog não é  relacionado à doença inflamatória intestinal?”

Sim, sempre bom deixar claro que a Doença Inflamatória Intestinal (DII), seja Colite Ulcerativa ou D.Crohn, não obrigatoriamente leva a uma ostomia! Reagimos muito individualmente e os sintomas e tratamentos podem ser totalmente diferentes de um para outro. Além disso, atualmente temos exames mais específicos e um arsenal bem maior de medicamentos para manter a doença sobre controle. Importante, sim, é ter um acompanhamento adequado e seguir as orientações médicas evitando a automedicação e "alta" por conta própria afinal, mesmo sem os sintomas é necessário ir às consultas de rotina, além disso, temos que renovar exames, principalmente quem faz uso de medicação de alto custo e renova a cada 3 ou 4 meses, ok?!

Como informação nunca é demais e já comentei anteriormente em outra postagem, Crohnistas estão no mundo aí, vez ou outra, conhecemos alguém ostomizado, opa! Edna e eu somos... Então, porque não compartilhar histórias, principalmente sendo de aceitação e otimismo? Vamos lá? Pois aprender nunca é demais!

Fomos convidadas, Edna e eu, Rita, para falarmos sobre moda para ostomizados em uma reunião para pacientes e familiares, que foi realizada no Hospital Ana Costa em Santos/SP. Decidimos em conjunto, elaborar uma apresentação com algumas fotos de amigas (os) ostomizadas(os), para ter como exemplo pessoas reais, afinal, aprendemos e muito com todos e não dá para esquecer-mos disso! Um verdadeiro compartilhamento de sugestões, sempre! O que usar no dia-a-dia? Posso ir à praia? Academia? Vestidos mais justos, saias, calça jeans, bermudas, Tenho uma festa, qual roupa usar?(Social/ Esporte Fino) e, na hora de namorar?! 
E foi assim que fizemos, contando com o apoio de amigas (os) que se dispuseram a nos enviar algumas fotos pessoais para comentarmos no dia da apresentação.

Iniciamos com uma encenação idealizada pela Edna, de um momento onde uma paciente redescobre a alegria de viver e auxilia a amiga ostomizada a redescobrir também, mostrando que podemos sim ter alegria e beleza com antes da cirurgia.  Na sequência, uma apresentação em formato power point com as fotos que recebemos dos amigas(os) ostomizadas(os) e, encerramos com um pequeno vídeo que resume e mostra que não precisamos deixar de viver a vida por ter uma ostomia, respeitando as limitações individuais de cada um, seja na alimentação por conta de algum outro problema de saúde que venha a ter, seja na parte física, lembrando que se for praticar alguma atividade física é aconselhável conversar com o médico que o acompanha para saber se pode ou não, podemos sim viver bem!



E ainda participamos juntamente com a enfermeira estomaterapeuta Andressa Maciel Bustamante, que explicou a parte técnica em linguagem simples e de fácil entendimento, em uma matéria para afiliada do SBT, em Santos sobre o tema: ostomia.


Gratidão é o que temos para expressar pela oportunidade que nos foi dada, de compartilhar conhecimento e,em nosso caso, na prática mesmo do dia-a-dia.



Maria Rita 







Nenhum comentário:

Postar um comentário