Translate

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Dia Mundial da Atividade Física

Estima-se que um em cada cinco adultos ao redor do mundo seja inativo fisicamente. A inatividade é um problema de saúde crescente, sendo de extrema importância saber os benefícios de uma atividade física para a saúde e estimular sua prática em todas as fases da vida, inclusive para nós, portadores de Doença Inflamatória Intestinal (DII).

Em primeiro lugar, atividade física não é a mesma coisa que exercício. A atividade física é o movimento corporal que produz gasto energético acima do repouso, enquanto exercício físico é uma atividade planejada e repetitiva, que tem como objetivo de manter ou melhorar a forma física.

O exercício é uma das práticas mais importantes a se adotar quando se considera as opções de tratamento para as doenças inflamatórias intestinais. Não importa o seu estado físico, há sempre algo que você pode fazer para se exercitar. Recomenda-se sempre perguntar ao seu médico o que é melhor para você em termos de níveis de exercício – um paciente pós-cirúrgico terá um nível diferente de atividade do que um paciente que tem um caso de Doença Inflamatória Intestinal (DII) em remissão.

Em um estudo piloto de 1998 intitulado “Os efeitos do exercício em pacientes com doença de Crohn”, da Universidade de Manitoba, 12 pacientes sedentários foram monitorados durante 12 semanas em um programa de caminhada de três vezes por semana para medir se o exercício teve um efeito sobre os sintomas da doença de Crohn.

No final do estudo, as linhas de base foram comparadas (Qualidade de Vida, Índice de Harvey e Bradshaw Simples, teste de aptidão aeróbica e outros) e os resultados mostraram que houve melhora, tanto física como psicológica.

Em outro excelente resumo intitulado “Exercício e doença inflamatória do intestino”, publicado em 2008 pelo Canadian Journal of Gastroenterology, os autores examinaram a pesquisa atual para ver se o exercício ajudou a neutralizar alguns sintomas específicos das DIIs. Eles descobriram que o exercício físico pode ser de fato benéfico para ajudar a prevenir e aliviar os sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais – juntamente com os níveis de densidade mineral óssea, gestão do estresse e melhoria geral da saúde psicológica.

Os estudos vêm mostrando que pacientes com doença inflamatória intestinal apresentam grande depleção muscular, ou seja, “perdem muito músculo”. Já se sabe que isso acontecia excessivamente quando a doença está em atividade, até porque os pacientes perdem muito peso. Mas a novidade é que essa perda de músculo também ocorre na fase de remissão e tem mais: acontece não só a depleção muscular, como há indícios que também ocorre atrofia das fibras musculares. O que quer dizer que se perdem mais músculos e, além disso, parte dos que ficam podem estar atrofiados. Não é de surpreender então o motivo de sentir tanta fraqueza, não é?

Portadores de doenças inflamatórias intestinais podem ter maior perda óssea. Não se sabe ao certo o mecanismo dessa perda, mas ela está relacionada à má absorção do cálcio, falta de atividade física e alimentação desequilibrada.
Outro sintoma que incomoda muito os pacientes são as dores articulares e, mais uma vez, a prática regular de atividade física vai ajudar também nesse sentido, pois irá fortalecer os músculos que dão suporte e envolvem as articulações, além de auxiliar na prevenção da perda óssea.

Além dos benefícios comentados, a atividade física também é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controle do peso e controle de outras doenças metabólicas, como hipertensão, diabetes e distúrbios do colesterol, a cessação do tabagismo, o controle da ansiedade e a melhora da depressão. Pode ser individual ou em grupo, o que promove bônus adicional de socialização. Em resumo, ao mesmo tempo em que poderá reduzir as chances de crises das DII’s, aumenta a qualidade de vida.

Converse com seu médico e escolha um exercício que te proporcione prazer, existem tantos, um irá de agradar e atender às suas necessidades pode ser musculação, natação, dança, entre outros.

E, se você está parado, sedentário, poderá iniciar a prática de atividade física associada às atividades do seu dia a dia. 

Texto para leitura (em inglês)
Maria Rita 



Nenhum comentário:

Postar um comentário