Translate

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dia 7 de abril: Dia do Jornalista

O gosto por ler e escrever, que me rendiam boas notas em redação na escola, me fez ter como sonho de adolescente ser jornalista, o que foi frustrado por tantas idas e vindas da vida, mas o gosto pela escrita continuou e por isso me considero uma “jornalista amadora”.
Ah, vamos direto ao assunto:
E sabem por que se comemora o Dia do Jornalista em 7 de abril?



A versão mais consistente para a escolha desta data como Dia do Jornalista remonta ao período do Império: a data é comemorada em 7 de abril em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830; essa morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Por causa disso, a data foi escolhida para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), por Gustavo de Lacerda, em 1908. E a própria ABI foi quem a instituiu como Dia do Jornalista nas comemorações de um século da abdicação de D. Pedro I, em 1931. 

Deixo aqui, minha pequena homenagem aos profissionais que sabem administrar as palavras, dividindo conhecimento, gerando informação e formando opinião.

Fonte:

Maria Rita 


Nenhum comentário:

Postar um comentário