Translate

sábado, 23 de agosto de 2014

A Arte supera a dor

Durante sua participação no congresso da ECCO (European Crohn's and Colitis Organization) ocorrido em fevereiro, na cidade de Copenhagen /Dinamarca, o Dr. Idblan Carvalho Albuquerque  adquiriu o exemplar do livro “PERSPCTIVES – ART, INFLAMATION AND ME, e gentilmente doou aos Crohnistas para que possamos admirar os trabalhos e nos inspirar vendo  que existem sim, muitas pessoas em várias partes do mundo, portadoras de doenças autoimunes e nem apenas as Inflamatórias Intestinais.
“Perspectives - Art, Inflamação and Me” é uma iniciativa de arte em todo o mundo, que reuniu artistas e pacientes. Juntos, eles criaram mais de 150 expressões artísticas. Estas criações retrataram um momento de significado durante a jornada com  as várias doenças inflamatórias autoimunes, tais  como a Doença de Crohn e Colite Ulcerativa.

As expressões artísticas variam de esculturas, pinturas e fotografias e representam perspectivas únicas sobre o peso das condições sentidas pela doença. Mais de 30 universidades, 40 países, 200 artistas e os pacientes estão envolvidos em uma iniciativa global apoiada pela AbbVie.



Prontifiquei-me a postar algo no Blog e peço desculpas pela demora. Ai estão, algumas figuras que ao ver, identifiquei com o ideal do nosso grupo( apoio, superação) e, fica a sugestão para quem quiser ver o livro que está com os Crohnistas no Hospital Heliópolis e quem sabe, esse não seja o primeiro de uma futura “Crohnteca”..ôps, olha o preconceito com a Retocolite...rs. Enfim, uma “biblioteca ambulante”, onde todos possam trocar livros, revistas, cultura e informação.

A visão do artista:
A pintura é um conjunto de três figuras em uma. A primeira figura mostra a luta das dores articulares que os portadores de artrite reumatoide enfrentam. A segunda figura representa a doença de Crohn e a Psoríase – doenças que necessitam ânimo e coragem para enfrentar. A terceira figura representa as três situações.  O personagem translúcido ou cinza mostra o vazio e a confusão sentidos quando um paciente é diagnosticado.
O personagem do meio mostra que com o passar do tempo, os pacientes melhoram física e mentalmente. Todos de cabeça erguida, sinalizando a determinação na superação de obstáculos.  O personagem completamente colorido mostra um paciente capaz e sadio.
 As três imagens descrevem cada doença. De modo integral nas pinturas, a cor cinza retrata a dor e o vazio em suas vidas.
A visão do paciente:
Portador de Artrite Reumatóide: “No momento do diagnóstico senti como um excluído. Sou um verdadeiro guerreiro que tem lutado uma batalha difícil que muito de vocês nem podem imaginar. Agora sinto-me muito positivo e vejo alivio em cada etapa de minha doença.”

Portador de Doença de Crohn: “Durante a longa jornada de minha doença ter encontrado em minha família e médico um suporte incrível tornou possível eu me sentir normal e fazendo parte da sociedade novamente."

Portador de Psoríase: “Eu imediatamente tomei as rédeas da doença. Resolvi  dar apoio aos outros portadores  e amava fazer isso!”


A visão do artista:
"Você sempre deve ser positivo independente de estar ou não doente. É a única coisa que realmente irá mudar sua vida; como você enxerga isso e sua atitude em relação  à vida. Independente se é sua ou de outra pessoa."

A visão do paciente:
“Curiosamente, os bebês são os únicos que não o discriminam e estendem suas mãos lhe oferecendo um mundo de esperança e resistência num entendimento de que você pode repetir o ciclo da vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário