Translate

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Nossa 33ª. Reunião – 19/02/2013


Iniciamos com a apresentação do grupo feito pela psicóloga Zulmira, seguindo com os informes sobre o andamento do grupo, as camisetas e os aventais de cozinha com o logotipo dos Crohnistas que ainda estão à venda e com o dinheiro arrecadado faremos os bottons para continuarmos a divulgação e todo o dinheiro arrecadado será utilizado na organização de nossas futuras atividades. Este ano teremos a nossa 2ª. Oficina de Culinária para portadores de Doença Inflamatória Intestinal, palestras com profissionais e, quem sabe até nossa 1ª. Festa Junina? Sim, pessoal e para isso contamos com a participação de todos, com sugestões, críticas e, principalmente apoio para organizarmos as atividades. Se você tem disponibilidade e quer participar, junte-se a nós!

Bem, continuando…cada participante fez sua breve apresentação e começamos com a sugestão da Priscila Lira para que os “novos” iniciassem o debate passando a palavra à nova integrante, Flávia Cavichini que comentou sobre a medicação que utiliza, os medos e receios, a alimentação, as “escapadas”de fim de semana, parando de tomar o medicamento para poder ingerir álcool, comer churrasco e etc e tal…sim, afinal ninguém é de ferro e que atire a primeira pedra quem nunca fez isso?!rs
“Coisa transgênica é mais legal!” – comentou a Flávia

E a psicóloga Zulmira completou: “Precisamos aceitar e tomar uma atitude perante a doença,lidamos constantemente com o desejo e o prazer e aí quando digo não para mim mesma, eu me fragilizo”.

Sim, por que quando somos contrariados ficamos mal, o NÃO está intimamente relacionado com punição, ordem. Quando uma criança faz algo errado, a mãe diz: NÃO PODE!, aí você cresce e não pode e, de repente, vem o Crohn e…NÃO PODE!

Mas e se aprendermos a ser criativos com o NÃO, criando possibilidades e alternativas?

Como disse bem a crohnista Edna Pereira: “Quando estava debilitada e NÃO podia ir até a praia quando as amigas convidavam, entramos em acordo e fizemos algo que todas pudessem e fomos ao parque, nos divertimos, rimos e ficamos todas bem!” 

Viram? Talvez nem seja preciso parar a medicação para poder comer e beber, apenas converse com seu médico e nutricionista e veja se tem algum prejuízo em beber uma cerveja, uma taça de vinho ou algum determinado tipo de alimento e com o tempo, nós mesmos percebemos e evitamos o que não nos faz bem, afinal ninguém é sadomasoquista e gosta de ficar no vaso igual uma planta ou sentindo dor! É tudo uma questão de diálogo e adaptação, afinal mesmo quem é dito SAUDÁVEL também se preocupa com seus hábitos alimentares e físicos, ou seja, não somos ET’s

Ah, por falar nisso em adaptações, nossa reunião foi exclusivamente feminina, sim, nenhum “menino” participou, estariam todos com medo?! E de onde vem todo esse medo e essa resistência?  Seria por que o sexo masculino sempre foi considerado o mais forte, superior, inabalável, o “super-homem”?  Criado para ser o provedor, que trabalha, coloca dinheiro em casa e faltar ao trabalho para ir ao médico é coisa de “vagabundo”, ficar doente é considerado fragilidade, o que não é aceito pela população masculina em geral!
Mas a mulher não, ela representa a geração dos seres humanos na terra e que precisa estar bem, sadia para conceber e criar o futuro trabalhador saudável sendo “treinadas” desde pequenas para a prevenção e o cuidado. No entanto, não é bem assim, doenças atingem qualquer pessoa, independentemente do sexo, e a preocupação com a saúde deve estar presente na vida dos homens também!
Então vamos lá! Sabemos que homens e mulheres possuem diferenças entre si (principalmente, biológicas), mas somos indivíduos da mesma espécie onde a multiplicação e perpetuação da raça humana depende de ambos. A "gigantesca" distinção tão discutida é sexual e, já foi imposta pela natureza divina.
As diferenças restantes são morais e foram impostas pela sociedade. E se for depender da geração atual e principalmente, das futuras será um mero passado morto e resolvido, não é meninas?
Vamos dar o exemplo, mostrando que podemos sim ficar bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário