Translate

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O que é OSTOMIA?

Devido à falta de informação, o que até considero normal, afinal ninguém acorda pela manhã e diz: "Hoje serei estomizado" e geralmente quem conhece e sabe o que é, ou é portador, familiar, amigo ou profissional da área de saúde. Mas, temos que começar a mudar esse panorama, pois não trazemos no rosto uma marca e por várias vezes passamos, sem merecer, por situações constrangedoras justamente pela falta de conhecimento e divulgação do tema.

Tentei fazer um resumo básico e minha intenção não é de forma alguma chocar com imagens e informações, e já alerto que se forem procurar no site de busca, encontrarão imagens até piores, por esta razão, ao final do texto listei alguns links confiáveis onde podem ser encontradas informações confiáveis sobre o tema, portanto relaxem, não é e nem precisa se tornar um bicho de sete cabeças!
 

OSTOMA ou ESTOMA ? 
Um pouco de cultura faz bem…

"Na língua portuguesa, as formas derivadas do termo grego stóma, boca, quando iniciam palavra, são feitas com e inicial (estoma), não o (ostoma). Daí, criaram-se termos como estomalgia, estomatite, estomódio e semelhantes. Como regra, embora haja exceções, na formação de nomes com elementos procedentes do grego ou do latim, usa-se o referido e prostético antes de termos iniciados por s, seguido de outra consoante. Exemplos: species > espécie; stómakhos > estômago; stoma > estoma. Quando esses termos aparecem em seguida a outro elemento pode-se, em muitos exemplos, conservar ou eliminar o e prostético: broncoespasmo, supra-espinal; supraspinal. Para complementar, note-se que não se diz "fazer uma oscopia", mas, fazer uma escopia, tendo em vista, por análise comparativa, termos como histeroscopia, gastroscopia, duodenoscopia, colonoscopia.

Fruto da metodologia lingüística, estoma é o nome regular, autônomo e existente no léxico.
Ainda que não haja estomia nos dicionários como elemento independente, é nome encontrável na literatura médica: "Estomias e drenos veiculam secreções digestivas e secreções purulentas".5 No VOLP,1 há estômia.
Termos derivados de "ostomia" são encontráveis na literatura, como ostomizado e osteoma. Pelo exposto, ostomizado é neologismo mal formado. Assim como ostomia, inexiste nos dicionários. Estomizado seria melhor. Ostomisado é grafia incorreta de "ostomizado". O verbo "ostomisar" já aparece nos corredores do âmbito hospitalar. Osteoma, em lugar de estomia, é erro grosseiro.
Têm sido adotadas, em medicina, as nominações estomoterapeuta e estomoterapia, neologismos úteis e bem formados, em coerência com outros compostos análogos, encontrados no VOLP,1 como estomocefalia, estomocéfalo, estomogástrico, estomografia."

Resumindo:

A palavra estoma tem origem grega , “stóma”, e exprime a idéia de boca. É a abertura cirúrgica que permite a comunicação entre um órgão interno e meio exterior.
  • Ostomia é uma abertura cirúrgica na pele para comunicar uma víscera com o meio externo para saída de excretos/efluentes. Ao órgão exteriorizado dá-se o nome ostomia que pode ser: ileostomia, colostomia ascendente, colostomia em transverso, colostomia descendente, sigmóide, siginoidostomia, e as urostomias como ureterostomia cutânea, entre outros.

São várias as razões pelas quais uma pessoa necessita ser operada para construir um novo caminho para a saída das fezes ou da urina para o exterior: doenças inflamatórias intestinais (RCUI/Doença de Crohn), Diverticulite, Polipose, Tumores de reto, traumas causados por acidentes, entre outros. Atualmente esse tipo de intervenção se realiza criando um ostoma, ou estoma, na parede abdominal pelo qual as fezes em consistência e quantidade variável, e a urina, em forma de gotas, são expelidas.
Este ostoma, por suas características, não poderá ser controlado voluntariamente. É por essa razão que você precisará utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina.

Tipos de Ostomias:

Colostomia:
A colostomia é um tipo de ostoma intestinal que faz a comunicação do cólon com o exterior. As colostomias podem ser permanentes ou temporárias.







Ileostomia:

A ileostomia é um tipo se ostoma intestinal que faz a comunicação do intestino delgado, com o exterior. As ileostomias podem ser também permanentes ou temporárias, obedecendo ao mesmo critério que as colostomias. As ileostomias localizam-se sempre no lado inferior direito do abdômen





Urostomia:

Denomina-se urostomia ou desvio urinário a intervenção cirúrgica que consiste em desviar o curso normal da urina. A semelhança das ostomias intestinais podem ser permanentes ou temporárias.







Ostoma

O ostoma normal é vermelho ou rosa vivo brilhante e úmido. A pele ao seu redor deve estas lisa, sem vermelhidão, coceiras, feridas ou dor.
É importante observar o ostoma com regularidade e caso não esteja normal, procurar atendimento especializado. Não se assuste, no entanto, com pequenos sangramentos do ostoma. Lembre-se que ele é uma mucosa e como tal fere-se facilmente!

Depois de um período de adaptação as pessoas ostomizadas podem levar uma vida normal e apenas devem respeitar alguns pontos fundamentais para conseguir a segurança que necessitam.



Bibliografia:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502004000500019

http://fegest.wordpress.com/2011/10/25/ostomia-ou-estomia/

http://www.abraso.org.br/ostomias.html

http://www.convatec.com.br/25563184-69de-4690-bc19-bf062db7fe0c.aspx

http://www.coloplast.com.br/estomia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário