Translate

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Presente Precioso

Era uma vez um menino que ouviu um velho falar. E assim começou a descobrir O Presente Precioso.
- É um presente, porque é uma dádiva. É precioso porque aquele que recebe um presente assim é feliz para sempre.
O menino! Tudo sabia de presentes, mas a alegria dos brinquedos, nunca dura para sempre. E o menino se sentia inquieto. – O que é então o Presente Precioso? O que pode me fazer feliz para sempre? Era difícil até a resposta e o menino foi ao velho indagar:
- O Presente Precioso é um anel mágico? Ponho no dedo e faço os meus sonhos serem verdade?
-Não
-O Presente Precioso é um tapete voador?
- Não
- O Presente Precioso é um tesouro escondido?
- Não, meu rapaz- agora já não era mais um menino– disse-lhe o velho. Você já conhece o Presente Precioso. Você já sabe onde encontrá- lo. E já sabe como pode fazê- lo feliz. E conheceu melhor quando era menino. Apenas esqueceu.
- Mas onde encontrar este presente preciosos? Perguntou o rapaz ao velho.
- Só você tem o Presente Precioso. O Presente Precioso não é uma coisa que
alguém lhe dá. É um presente que você dá a si mesmo.
E o menino foi procurar o presente precioso: nos livros, jornais,
espelho, nos rostos das outras pessoas, nas montanhas e flores. Queria tanto descobrir o Presente Precioso que tudo fizera em sua busca.
Mas tudo fora em vão.
O homem voltou cansado para o lado do velho. O velho ficou feliz e riram muito juntos. O homem gostava da companhia do velho e sentia- se feliz na sua presença. E pensou que isso acontecia porque o velho era feliz consigo mesmo. Não que a vida do velho fosse livre de problemas. Ele não parecia ter muito dinheiro e estava sozinho quase sempre. Não havia mesmo motivo aparente para que ele fosse mais feliz e mais
saudável que a maioria das pessoas. Mas feliz ele era, e também fazia feliz aos outros que ao seu lado ficavam.
Mas o velho estava muito velho e morreu.

O homem estava sozinho em busca da felicidade e foi então que lembrou as palavras do velho. O Presente nada tem a ver com os sonhos…quando tiver o Presente, você se sentirá contente de estar onde está…o valor do Presente só provém de si mesmo…o Presente não é uma coisa que alguém lhe dê… É um presente que você dá a si mesmo…
Foi nesse momento que o homem compreendeu tudo.

Presente Precioso era apenas isso: O PRESENTE. Não o passado, nem o futuro, mas o PRESENTE PRECIOSO.
E em um instante, o homem foi feliz! Compreendeu que estava no Presente Precioso.
Estava alegre…por um momento… Mas depois, tão depressa quanto descobrira, deixou a alegria do momento se evaporar. E devagar baixou as mãos, tocou a testa, franziu o rosto. O homem estava infeliz novamente.

Por que não percebi antes o óbvio há tanto tempo? Por que perdi tantos lugares, pessoas, momentos preciosos?
Sentiu-se culpado, infeliz e percebeu que sua infelicidade estava no passado.
E quando se deu conta de sua felicidade e que
estava no passado, ele voltou ao momento presente. E foi feliz. Mas depois o homem começou a se preocupar com o futuro.
Poderei conhecer a alegria de viver no Presente Precioso amanhã? Mas logo entendeu que estava vivendo o futuro e riu de si mesmo como o velho costumava sorrir.
O passado serve para eu aprender com ele.
Mas, não é bom estar no passado, pois assim perco o meu eu. É bom pensar sobre o futuro e preparar-se para ele. Mas isto é tão simples, mas sei que não é tão fácil.
Aprender a estar no Presente é um processo que temos de viver muitas vezes, até tornarmos parte dele.

Sei que algumas pessoas escolhem receber o Presente Precioso quando são jovens. Outras na meia idade e alguns quando estão muito velhos. E há pessoas que nunca o fazem. Posso escolher receber o Presente Precioso sempre que eu quiser.
E ali sentado, a pensar, o homem sentiu-se afortunado. Era quem ele era onde estava. E agora ele sabia!
Seria sempre quem ele era onde ele estava. Ele escutou outra vez os seus pensamentos.
O Presente é o que é. E é valioso. Mesmo que eu não saiba porquê, já é justamente como deveria ser. Quando eu vejo o presente, aceito o presente e experimento e presente. Estou  bem e estou feliz!
Era como se ele pudesse ouvir o velho falando. E o homem sorriu. E o sorriso aumentou. E ele riu. Sentiu uma imensa alegria. Sabia que estava escutando, não ao velho…mas a si mesmo! Era bom estar consigo mesmo – apenas do jeito como era. Ele sentiu que sabia bastante. Sentiu que tinha bastante. Sentiu que era bastante.

Agora, ele encontrara finalmente O Presente Precioso, e estava completamente feliz!
Várias décadas depois…o homem se tornara um velho feliz, próspero e saudável. E um dia uma menina foi falar com ele. Ela gostava de ouvir o velho quando a chamava. Era uma companhia divertida. Havia alguma coisa especial no velho. Mas ela não sabia o que era. E um dia a menina começou a escutar o velho de verdade. Sentiu algo importante em sua voz serena. Ele parecia muito feliz. A menina não podia entender porquê.
- Como alguém tão velho, pode ser tão feliz? - ela perguntou e o velho explicou porque. E de repente a menina deu um salto e gritou com grande alegria! Enquanto ela saía para brincar, o velho sorriu. Pois ouviu o que ela disse…
- Puxa! – exclamou a menina – Espero que algum dia alguém me dê…


Esta história é resumo do livro O Presente Precioso, do Dr. Spencer Jonhson

Nenhum comentário:

Postar um comentário