Translate

segunda-feira, 1 de maio de 2017

E CHEGOU O MÊS DE MAIO!

Após aderir a campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, o Brasil participa do chamado Maio Roxo. O objetivo é conscientizar a população sobre as doenças inflamatórias intestinais, que incluem a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn.


Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa se constituem nas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), que afetam homens e mulheres indistintamente. De caráter autoimune, podem exigir hospitalizações recorrentes e grande impacto social, pessoal e psicológico em seus pacientes.
Em ambas, os sintomas são semelhantes: dor abdominal, podendo haver hemorragia retal, diarreia, urgência para evacuar e aumento na frequência e dos movimentos intestinais. Estes sintomas tendem a aparecer e desaparecer e podem afetar o nível nutricional do paciente, pois a inflamação consome alguns nutrientes. Pode haver também perda fecal de sangue, fluidos e eletrólitos, em decorrência da hemorragia e diarreias frequentes.  

Estima-se que 25% dos pacientes podem ser submetidos a cirurgia em algum momento do curso da doença. “Como seus sintomas tendem a aparecer e desaparecer por um período e podem ser confundidos com de outras doenças, as DII podem demorar a ser diagnosticadas corretamente, o que pode levar o paciente a hospitalizações recorrentes e até à incapacitação para o trabalho.  

Entretanto, o  diagnóstico precoce seguido do tratamento adequado  pode preservar a qualidade de vida e a produtividade do paciente.  Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o controle  da doença”, afirma a especialista Marta Brenner, presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), Professora de Gastroenterologia da PUC do Rio  Grande do Sul e Coordenadora do Ambulatório de DII do Hospital São Lucas, da PUC-RS.

A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa afetam o sistema digestivo e causam inflamação crônica no tecido intestinal, provocando feridas e sangramento, muitas pesquisas mostram que estes pacientes, em função da patologia, acabam tendo um agravamento nutricional bastante importante. E isto é um fator determinante no tratamento. O impacto destas doenças pode afetar não apenas o físico e emocional, sendo de grande importância um acompanhamento adequado.

Ainda não há cura ou causa conhecida e pouco se sabe sobre a dor e o sofrimento crônico a que pacientes com doenças inflamatórias intestinais corajosamente se submetem todos os dias de suas vidas.

Ao todo, diversos países em pelo menos quatro continentes – entre eles, a Argentina, Austrália, o Canadá, Israel, o Japão, a Nova Zelândia, os Estados Unidos e 28 nações europeias promovem ações para marcar o dia 19 de maio, quando é lembrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.

No Brasil, a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn(ABCD) propõe ampliar a conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes por meio de caminhadas e da iluminação de locais como:
Belo Horizonte (MG)
Estádio Mineirão
Criciúma (SC)
Cristo Luz
Itajaí (SC)
Paróquia do Santíssimo Sacramento/
Guarulhos (SP)
Faculdade ENIAC
Petrópolis (RJ)
Câmara Municipal,
Catedral Petrópolis
Obelisco
Rio de Janeiro (RJ)
Santuário da Penha

Salto (SP)
Praça 15 de Novembro
Ponte Estaiada de Salto
Pavilhão das Artes
Padroeira Mont Serrat
São Paulo (SP)
Hospital Alemão Oswaldo Cruz


Todos unidos pela informação e conscientização sobre as DII (Colite Ulcerativa ou Doença de Crohn), para que dessa forma, socialmente possamos ajudar aos pacientes a ter uma qualidade de vida melhor.

Maria Rita 


Nenhum comentário:

Postar um comentário