Translate

terça-feira, 9 de julho de 2013

Bom apetite!

Como sempre utilizo transporte público, gosto de observar as pessoas e vez ou outra ouço algumas conversas, sim… e nem precisa ser curiosa para ouvir!
Outro dia, indo ao Hospital Heliópolis fui ouvindo o diálogo de duas senhoras e um senhor e resolvi escrever algo.
Falavam sobre comida, as mulheres dizendo que adoram frutas, o que o senhor rapidamente disse: Ah, pra mim fruta é só banana, laranja e maçã.
Ai, a conversa foi adiante:
- Nossa, eu gosto de polenta de fubá, não de quirera
- Ah, mas eu conheço como angu e minha neta adora quando eu faço com molho de carne moída.
- Mas eu gosto é de canjiquinha com costela de porco – disse o senhor
- Canjica? É doce, feito com leite condensado e coco.
- Não, isso é o munguzá...

E por aí foi a conversa, ficaria a tarde toda ouvindo e percebendo o que muitos não aceitam:  as pessoas tem gostos, cultura e hábitos diferentes em relação aos alimentos.  E, não importa se é canjica ou munguzá, angu ou polenta.  Temos sim é que respeitar os hábitos de cada pessoa e aí me veio à cabeça como encarar as restrições alimentares que nos são impostas?

Temos que concordar que em certos momentos, temos sim que evitar certos alimentos, mas a palavra PROIBIDO soa muito forte.
E talvez por esta razão que entre nós, portadores sempre estamos trocando dicas de preparo, o que deixa as nutricionistas bravas, mas entendam, não é por mal, é apenas algo que só quem tem entende! Como explicar que alguém come batata frita com coca cola e não passa mal? E a manga, cheia de fibras? O chocolate? Enfim, passamos por tantas dores, incômodos, medicamentos e ainda temos que nos privar do prazer de comer?

Vamos , sim ter bom senso, ninguém precisa beber uma caixa de cervejas, uma caixa de bombons de uma única vez,  e o leite de vaca (para quem não tem intolerância à lactose), o feijão (para alguns, só o caldo), as carnes (pra quem não é vegetariano), ovos, frutas (ricas em vitaminas e minerais) e tudo mais que você quiser, tenho certeza de que fará bem.

Afinal, o preparo dos mais diversos pratos da culinária brasileira está ligado aos aspectos
socioculturais de nossa história e recebeu uma Influência de todos os povos que aqui estiveram em épocas passadas e nos deixaram um patrimônio cultural valioso.

A variedade de sabores e preferências regionais, com suas especiarias e temperos próprios, tornam-se irresistíveis ao paladar e é a nossa arte da cozinha nacional!
Então: Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário