Translate

domingo, 21 de dezembro de 2014

RESUMO: IV Oficina de Culinária para Portadores de Doença Inflamatória Intestinal


E a IV Oficina de Culinária dos Crohnistas da Alegria foi um sucesso!
A partir de uma sugestão da nutricionista Flávia Paroli e com todo o apoio técnico e humano do setor de Nutrição do Hospital Heliópolis, representado pelas nutricionistas Claudeci Lopes e Alessandra Graton, tivemos uma manhã divertida, aliando conhecimento e sabor!
O tema foi : “ O Uso de Suplementos Nutricionais na Doença Inflamatória Intestinal “ com destaque para o suplemento Modulen.
Iniciamos com a explicação feita pela Claudeci, onde foi comentado o que são os suplementos e, que existem específicos para cada situação, por exemplo: para diabéticos, pessoas portadores de problemas nos rins, fígado, com baixa imunidade (HIV), tumores, problemas de deglutição e a importância de ter acompanhamento de um profissional habilitado que saberá prescrever o melhor e na dose indicada de acordo com cada necessidade.
Destacou também, a importância de elaborarmos receitas para melhorar o uso e a aceitação dos suplementos, afinal, quem é que gostaria de consumir um mesmo alimento diariamente e por mais de uma vez ao dia, não é? E podendo combinar com outros ingredientes, podemos sim melhorar a apresentação e o sabor. Alguém imagina um refresco que leva picolé de fruta adicionado ao suplemento? Ficaram curiosos?

Então vamos lá:
  




 

Lembrando o que já foi postado anteriormente aqui no Blog, sobre Suplementação Nutricional na Doença de Crohn, a questão de receber o suplemento pelos programas de saúde do governo, ainda é complicada porém, acredito que temos sim que tentar, visto que se foi prescrito pelo médico em conjunto com um nutricionista é porque o paciente realmente necessita melhorar a condição nutricional e como está escrito na Constituição Brasileira/1988: “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, temos que exercer e procurar os nossos direitos!

Percebi que em cada Estado ou mesmo município, existem diferenças tanto nos protocolos, quanto na forma de entrega e atendimento para dispensação de medicamentos de alto custo, então é interessante procurar  a secretaria de saúde de seu município ou estado.
Ex. :

Mesmo que não seja tão simples e exija paciência, vale a pena tentar!
Primeiramente, veja se na Secretaria de Saúde de seu Estado eles possuem algum formulário padrão e depois é interessante falar com o médico que acompanha teu tratamento, pois precisará de um relatório médico bem específico da patologia.
Caso não tenha nenhum formulário específico, então tente pedir para o médico e a nutricionista e um relatório para adiantar o procedimento.
O relatório do médico deve constar :
- Nome completo, CRM e assinatura; Doença de base; quanto tempo apresenta a doença e o CID; caso apresente outras patologias associadas e CID;
- Anexar resultado de exames (laboratoriais, imagem, resultado de biópsia, que constem o diagnóstico de Crohn);
- Justificar em relatório de forma bem clara o motivo do uso do suplemento mais a receita em 2 vias assinada e carimbada pelo médico.
Para a Nutricionista os mesmos itens acima citados mais a avaliação nutricional com:
- Medidas de: peso, altura, circunferência do braço, pregas cutâneas, caso possua  alguma fistula, peso anterior para justificar se houve perda de peso.
- Observações: se houve cirurgia recente (qual e o motivo);
- A forma que será administrado o suplemento( via oral/enteral), a posologia e tempo estimado de tratamento. Ao final deve ter constar o nome da unidade solicitante (Hospital, Clínica) e o nome completo do nutricionista e CRN mais assinatura e carimbo do profissional, junto com a  receita em 2 vias carimbadas e assinadas pelo nutricionista.


É isso aí pessoal, ter o conhecimento já adianta e muito, a nossa vida!





Nenhum comentário:

Postar um comentário