Translate

domingo, 23 de dezembro de 2012

Então é Natal...


Todos os anos, milhares de pessoas se comovem com o clima das festas de fim de ano. bolas, árvores, lâmpadas piscantes, velhinhos barbudos de roupa vermelha e branca, e muitas, muitas caixas de presente.
Outro tanto assim de gente se incomoda com o consumismo desenfreado, com a falsidade das rodadas de amigo secreto /oculto /invisível, com as péssimas propagandas de produtos variados forçando a barra para aumentarem as vendas no Natal.
Eu, acredito que sempre devemos encontrar um meio termo, e buscar o equilíbrio entre o consumismo e o ceticismo. De fato, não concordo com o consumismo exacerbado e a obrigação de comprar presentes pra todo e qualquer conhecido da sua lista de e-mails (antigamente era agenda de telefones... os tempos mudam!). Mas também não acho que precisamos esquecer completamente a data e fugir dos gorrinhos como o diabo foge da cruz!

Porém,nós, seres humanos somos extremamente simbólicos. Vivemos nos comunicamos por símbolos, aprendemos por símbolos, nos expressamos por símbolos. Aprendemos, quando bebês, que chorar faz nossas mães buscarem água ou comida, e passamos a usar o choro como sinal de fome e sede. Aprendemos bem cedo o som do nosso nome, e olhamos para quem o pronuncia, indicando que sabemos se tratar da nossa pessoinha. E quando pegamos o jeito de segurar o giz de cera pra desenhar o sol…que encanto!

Usamos bandeiras para representar as nações, times nos esportes. Usamos partituras para representar sons. Usamos cores para representar ações, cruzes para representar Cristo. E o que é o Natal senão um amontoado de símbolos e rituais?
O importante é que, independente da religião, da cultura, da localização geográfica, nós adoramos símbolos, adoramos rituais porque eles nos fazem crer em alguma razão, alguma lógica, em algo maior que o aparente caos a nos rodear.

Então, finalizo desejando um Feliz Natal a todos com árvores cheias de “luzinhas piscantes", Papais Noéis barbudos de roupa vermelha e branca, muitas, muitas caixas de presente e, claro, que não esqueçamos o verdadeiro sentido do Natal!
E que 2013 venha cheio de oportunidades e que, você faça a diferença que tanto procura nas pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário