Translate

domingo, 8 de abril de 2012

Prevenção, sempre!

Certos medicamentos para Doenças Inflamatórias Intestinais podem aumentar o risco de cancer de pele
Sexta-feira 6 de novembro de 2009

Resultados de um estudo de corte retrospectiva recente apresentado na reunião anual do "American College of Gastroenterology" mostrou que as pessoas com DII que tomam uma classe de medicamentos chamados tiopurinas têm um risco aumentado de câncer de pele (não-melanoma).
Duas drogas que são tiopurinas são Imuran (azatioprina) e Purinethol (6-mercaptopurina). O risco de câncer de pele não melanoma foi calculada em 3 vezes maior em pessoas com DII que tomaram tiopurinas quando comparados a pessoas com DII que não tomavam esses medicamentos. Uma questão em aberto que o estudo não foi capaz de resolver era saber se o risco de câncer de pele deve-se exclusivamente à tiopurinas, ou se as alterações no sistema imunológico causado pela DII por si só contribui para o risco. Por causa deste risco de câncer de pele relacionadas com a tiopurinas, os autores do estudo recomendam que as pessoas que tomam estes medicamentos façam uso protetor solar de largo espectro diariamente. 

Fonte: Long M, et al. "New Study Reveals Possible Link Between Therapy for Inflammatory Bowel Disease And Non- Melanoma Skin Cancer." American College of Gastroenterology 26 Oct 2009. 5 Nov 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário